Sê Abençoado

[Read the devotional «Be Blessed» in English.]

Quando falamos do desejo de sermos abençoados, todas as mãos se levantam. Todos querem ser abençoados, mas o que significa «bênção»? Desde o início da criação, a vontade de Deus era abençoar a Sua criação. Em Génesis 1:28 é dito: «E Deus os abençoou, e disse-lhes: “frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra”.» Bênção é um pronunciamento e uma doação. É Deus a definir a Sua vontade e depois a dar à Sua criação a capacidade de a realizar.

Deus pronunciou bênção à criação, anexado a um mandato para ser frutífero e multiplicar-se e, em seguida, deu-lhe o poder para se mover em direcção ao cumprimento deste mandato. Durante todo o resto da Bíblia vemos que quando alguém era abençoado estava a mover-se ao longo do seu caminho de multiplicação, de frutificação e domínio. Perto do fim da vida de Abraão, vemos que Deus o havia abençoado em todos os sentidos, (Génesis 24:1). Estas não foram bênçãos que caíram do céu, mas foram fruto da sua obediência e fé.

Em Génesis existem três categorias de bênçãos. A primeira é de saúde e frutificação. A segunda, é vista no relacionamento favorecido com Deus, e a terceira é medida pela paz que se tem no seio familiar, sociedade e nação. Todas estas são evidentes na vida de Abraão. Abraão foi abençoado, ele foi uma bênção para outros e quando outros abençoaram Abraão, foram abençoados.

Nós, que estamos em Cristo, somos semente de Abraão e herdeiros da promessa ou mandato. Através de nós, a nossa nação e os outros são abençoados. Isto significa prosperidade económica com justiça, paz entre povos e raças, cura de doenças e preservação da vida, assim como a presença de Deus em todos os aspectos da nossa vida e comunidade. Deus diz: «Sê Abençoado».

Escrituras para meditar
Gálatas 3.14, 29; 4.4-5; Génesis 12.2; 24.35; 30.27, 30; 14.19-20; 21.22-23

Publicado por

Pr. James Reimer

Pr. James Reimer

James Reimer nasceu em Fairbanks, Alaska, EUA. Apesar de ter sido criado num lar cristão, ele envolveu-se no tumulto da década de 60 e entrou na subcultura das drogas. Na véspera de 1971, em Starnberg, Alemanha, a sua vida mudou radicalmente ao ter um encontro com Jesus Cristo. Leia a biografia completa