Ser um fazedor de história

Há pessoas no mundo que intitulamos de heróis. São pessoas que fizeram algo de marcante na história. Lembramo-nos dos seus nomes, na escola estudamos as suas façanhas e o mundo fica sempre em dívida com a contribuição que eles deram. O que faz com que sejam únicos? Cada um teve apenas uma vida, 24 horas nos seus dias, um pai e uma mãe, o mesmo ar que respiramos e as suas próprias dificuldades e aflições. Contudo, parecem ter ultrapassado tudo isto sendo capazes de marcar a sua geração.

Abraão foi um destes indivíduos. Ele tornou-se o pai da nação de Israel, assim como de todas as nações árabes. Até mesmo para os cristãos, em todo o mundo, ele é considerado o pai de todos os que creem. Ele transformouse num exemplo de fé para todo o mundo, e eu creio que há aspetos da sua vida que podemos imitar e, assim, sermos também “fazedores de história”.

Abraão era amigo de Deus. Ele conseguiu manter um relacionamento com o único e verdadeiro Deus, no meio de uma sociedade politeísta. Ele foi capaz de manter a sua fé, mesmo sozinho, em Deus. Também teve a coragem de começar uma nova vida, num novo lugar. Para alcançar o que Deus tinha para ele, Abraão teve que deixar o passado para trás. O seu desejo era obedecer e agradar a Deus. Abraão foi uma bênção para outros, tanto para a sua família como para as nações onde esteve, e quando começou a prosperar e a ser bem-sucedido manteve a sua humildade.

Se procurarmos estas características, também podemos influenciar o mundo de forma positiva. Deus deseja que sejamos sal e luz num mundo sem esperança. Ele deseja que possamos atingir o propósito para o qual fomos chamados. Cada pessoa tem uma história, e a história de cada pessoa é importante para Deus. Nós mudamos a história, primeiramente ao permitirmos que Jesus mude a nossa história, deixando que ela se torne a Sua história. 

Deus vai reescrever o texto da tua história se simplesmente abrires o livro do teu coração. Ele é o único que pode fazer isto. Ser um fazedor de história é mudar, a determinada altura, a história de alguém, uma pessoa de cada vez. Deus quer que todos sejamos “fazedores de história”.

Escrituras para meditar
Génesis 12.1-3; Romanos 4.11: Isaías 51.1-2.

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Being a History Maker» in English.]

Similar Posts