Sentimentos: A Areia da Vida

[Read the devotional «Feelings – The Sand Of Life» in English.]

Se há alguma coisa que é instável na vida, são os nossos sentimentos. Os sentimentos podem mudar de um dia para outro, e se tomarmos decisões baseadas no que sentimos, a nossa vida pode transformar-se, tal como uma experiência numa montanha russa. Quando as pessoas se divorciam porque não sentem amor pelo seu conjugue, ou mudam de emprego porque não se sentem realizadas, ou deixam a igreja porque não se sentem felizes ou aceites, estão a construir as suas vidas sobre a areia.A estabilidade vem quando tomamos decisões baseadas na Palavra de Deus, e não nos nossos sentimentos.

As emoções acrescentam “sabor” à nossa vida, e são dadas por Deus, mas devem ser saudáveis e mantidas em equilíbrio. O simples facto de desejares não sentir certa emoção, não te livra dos altos e baixos emocionais. Nós devemos assumir o controlo sobre os nossos sentimentos e tomar decisões baseadas na sabedoria que é revelada através da Palavra de Deus, para que possamos experimentar a verdadeira alegria e paz. A sabedoria é adquirida ao colocarmos em prática a Palavra de Deus nas nossas vidas. Desta forma podemos construir a nossa vida sobre a rocha, e não sobre a areia.

Os sentimentos, e a motivação pessoal têm sido colocados em relevância pelo homem moderno. O lema desta geração tem sido: “Se te sentes bem, faz!” Eu creio que isto é o resultado da ausência de paternidade. A maioria das famílias hoje é disfuncional, ou seja, a imagem de uma figura paterna saudável não existe. Esta disfunção tem sido causada pelo aumento de divórcios, ou simplesmente a ausência e irresponsabilidade por parte dos pais. O resultado é uma geração de famílias monoparentais, nas quais a grande influência tem sido a da figura materna, daí a ênfase nos próprios sentimentos.

Deus revelou-Se como Pai. Através da sua graça e amor, e ao perdoar a culpa do passado e remover o medo do futuro, Ele cura as nossas emoções danificadas. Ele mostra-nos qual é o caminho que devemos seguir, mesmo quando tudo à nossa volta parece confuso e os nossos sentimentos estão desequilibrados. Deus conforta-nos quando estamos tristes e traz-nos ao Seu descanso. A Sua Palavra é luz para os nossos caminhos, e responde às nossas dúvidas. Ele é a Rocha para todos os tempos. Quando colocamos a nossa fé no Senhor, vemos as nossas vidas com clareza e as nossas emoções entram em equilíbrio.

“O medo bateu à minha porta. A Fé abriu a porta e não viu ninguém” – autor desconhecido.

Escrituras para Meditar
Salmos 19:7-11; 27:19; 51:6; Hebreus 4:12; 6:18; Mateus 7:24-27

Publicado por

Pr. James Reimer

Pr. James Reimer

James Reimer nasceu em Fairbanks, Alaska, EUA. Apesar de ter sido criado num lar cristão, ele envolveu-se no tumulto da década de 60 e entrou na subcultura das drogas. Na véspera de 1971, em Starnberg, Alemanha, a sua vida mudou radicalmente ao ter um encontro com Jesus Cristo. Leia a biografia completa