Separação Antes da Criação

[Read the devotional «Separation Before Creation» in English.]

A história da criação em Génesis capítulo 1, inicia com ênfase na separação. No versículo 4, Deus separa a luz das trevas, e no versículo 6 Ele separa as águas das águas. Estes dois actos da criação foram concluídos nos dois primeiros dias. O acto de separar a luz das trevas não se refere à criação do sol, da lua ou estrelas, pois isto aconteceu no quarto dia (versículos 14-19).Esta acção é a separação entre revelação e cegueira espiritual, o bem e o mal, a justiça e o pecado, a presença de Deus e a presença de Satanás.

Esta separação foi necessária para que, assim, pudessem surgir outros actos criativos de Deus. Podemos aplicar isto às nossas vidas, pois existe uma necessidade de arrependimento antes do novo nascimento, de sair antes de entrar e de morrer para viver. A separação das águas é a separação entre o natural e o espiritual. Jesus explicou a Nicodemos, em João capítulo 3, sobre aquele que é nascido da água (nascimento natural), e o que é nascido do espírito (novo nascimento).

O que é natural é terreno ou carnal, e o que é espiritual é do alto, ou celestial. Água do alto (ou chuva), é um símbolo do Espírito Santo. Jesus foi levado nas nuvens e vai voltar nas nuvens. A carne e o espírito são duas realidades opostas, ou inimigas uma da outra. São incompatíveis e devem ser separadas. Nós não podemos andar na carne e no espírito ao mesmo tempo.

Estes dois actos de separação precedem o resto da criação. Todas as “coisas boas” vêm depois de nos afastarmos do pecado em arrependimento, negando-nos a nós mesmos (a carne), para seguir ao Senhor. Santificação é separação e sem esta obra nas nossas vidas nós não vamos experimentar a boa e perfeita vontade de Deus.

Escrituras Para Meditar
Génesis 1; II Coríntios 5:17; Romanos 12:1-2; João 3:3-21; Zacarias 10:1; Oséias 10:12

Publicado por

Pr. James Reimer

Pr. James Reimer

James Reimer nasceu em Fairbanks, Alaska, EUA. Apesar de ter sido criado num lar cristão, ele envolveu-se no tumulto da década de 60 e entrou na subcultura das drogas. Na véspera de 1971, em Starnberg, Alemanha, a sua vida mudou radicalmente ao ter um encontro com Jesus Cristo. Leia a biografia completa