green grass

Separação antes da Criação

A história da criação, em Génesis capítulo 1, inicia com ênfase na separação. No versículo 4, Deus separa a luz das trevas, e no versículo 6, Ele separa as águas das águas. Estes dois atos da criação foram concluídos nos dois primeiros dias. O ato de separar a luz das trevas não se refere à criação do sol, da lua ou estrelas, pois isto aconteceu no quarto dia (v.14-19). Esta ação é a separação entre revelação e cegueira espiritual, o bem e o mal, a justiça e o pecado, a presença de Deus e a presença de Satanás. Esta separação foi necessária para que, assim, pudessem surgir outros atos criativos de Deus. Podemos aplicar isto às nossas vidas, pois existe uma necessidade de arrependimento antes do novo nascimento, de sair antes de entrar e de morrer para viver.

A separação das águas é a separação entre o natural e o espiritual. Jesus explicou a Nicodemos, em João, capítulo 3, sobre aquele que é nascido da água (nascimento natural), e o que é nascido do espírito (novo nascimento). O que é natural é terreno ou carnal, e o que é espiritual é do alto, ou celestial. Água do alto (ou chuva), é um símbolo do Espírito Santo. Jesus foi levado nas nuvens e vai voltar nas nuvens. A água na terra é que sustém a vida natural. Estas duas realidades são opostas, ou inimigas. São incompatíveis e devem ser separadas. Nós não podemos andar na carne e no espírito ao mesmo tempo. 

Estes dois atos de separação precedem o resto da criação, e tornaram-se um padrão para a nova vida que experimentamos em Cristo. Não devemos, somente, nos afastarmos do pecado, em arrependimento, para entrar no Reino de Deus, mas devemos diariamente negar a nossa “carne” para seguir os passos do Senhor. Todas as “coisas boas” vêm como consequência direta desta separação. Santificação é separação e sem esta obra nas nossas vidas nós não vamos experimentar a boa e perfeita vontade de Deus. A palavra santificação está relacionada com a palavra santo. Para sermos santificados, temos que nos colocar à parte, ou nos separar, para um uso especial. No Velho Testamento, os utensílios usados no Templo eram santificados, assim como o altar e as pessoas que serviam neste ministério. Era estipulado um tempo específico, para a pessoa ou utensílio serem limpos e preparados para a função espiritual para a qual tinham sido separados.

Os primeiros seis meses da minha vida cristã, eu tentei viver dos dois lados da “cerca”. Eu recebi Jesus na minha vida, mas ainda convivia com os meus velhos amigos e tentava encaixar-me no estilo de vida que eles tinham. Eu era um cristão frustrado e um pecador frustrado. Então, num domingo de manhã, na igreja que frequentava, respondi a um apelo ao altar e separei a minha vida completamente para Deus. A sensação que tive foi que estava a saltar de um penhasco para um abismo. Eu não sabia o que me aguardava no futuro, mas precisava confiar no Senhor e entregar-me totalmente a Ele. Senti um grande alívio, paz e alegria a inundar a minha alma.

Antes desta separação acontecer na minha vida, eu era infrutífero ao tentar alcançar os meus amigos para Cristo, mas depois de ter rendido tudo, muitos dos meus amigos foram salvos. Depois das águas serem separadas, a chuva pode regar a terra. A separação precede à frutificação. Então, não retenhas. Não tentes viver com esta mistura mortífera. Larga e confia no Senhor com toda a tua vida.

Escrituras Para Meditar
Génesis 1; II Coríntios 5:17; Romanos 12:1-2; João 3:3-21; Zacarias 10:1; Oseias 10:12

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Separation Before Creation» in English.]

Similar Posts