Shalom

Shalom é provavelmente a palavra mais usada em Israel. É usada como uma saudação, e como uma despedida. É usada para abençoar alguém, numa ocasião especial ou apenas para dizer “tem um bom dia!”. A palavra Shalom, quando usada como uma saudação, é o pronúncio de uma bênção pessoal para que o favor, prosperidade e saúde sejam dadas à pessoa que recebe esta saudação. Numa única palavra Shalom significa: Paz.

Um dos nomes de Deus é YHWH-Shalom (Yahweh). Este nome refere-se a Deus, não apenas, como dador da paz, mas como sendo a paz. A Sua paz excede todo o entendimento, porque não depende das circunstâncias. Ele é paz em tempos difíceis. A Sua paz em nós pode aquietar a tempestade que nos rodeia. YHWH-Shalom é o antídoto para tudo o que rouba a nossa paz. Este nome fala de totalidade, tranquilidade interior, segurança, perfeição, plenitude e satisfação.

Este nome de Deus, (YHWH-Shalom), aparece apenas uma vez nas Escrituras mas, por toda a Bíblia nós encontramos esta verdade, Deus é paz. Este atributo de Deus foi revelado a Gideão, numa das épocas mais difíceis de Israel. Os Midianitas estavam a oprimir o povo de Israel há mais de sete anos, roubando as suas colheitas e devastando as suas terras. Gideão estava a moer o seu trigo no lagar, para o esconder dos midianitas, quando um anjo do Senhor apareceu. A saudação do anjo falava de coragem, confiança e valor. Ele deu a Gideão uma missão heróica, derrotar as hordas dos midianitas. Gideão sentia-se inseguro, com medo e ansioso, mas o Senhor era paz.

Depois deste breve encontro com o divino, Gideão construiu um altar e deu-lhe o nome de YHWH-Shalom. Nos dias que se seguiram, o medo de Gideão foi confrontado e ultrapassado pela paz do Senhor. Gideão derrotou o grande exército do inimigo com apenas 300 homens. Ele tornouse um herói e juiz de Israel, porque o Senhor era com ele. Jesus disse: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou. Eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”. (João 14:27) Na Bíblia, encontramos 365 vezes a admoestação: “não temas”, (uma para cada dia da semana). Gideão ultrapassou este medo, ao conhecer Deus como YHWH-Shalom. Ele é a paz que excede todo o entendimento.

Escrituras Para Meditar
Juízes 6, 7; João 14:25-31; 16:33; Gálatas 5:22, Filipenses 4:7

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «YHWH (Yahweh) – Shalom» in English.]

Similar Posts