Todas as Coisas Novas

[Read the devotional «All Things New» in English.]

Muitas pessoas têm vindo ter comigo, contam os seus problemas e pedem o meu conselho sobre como resolver as crises que estão a atravessar. Algumas chegam com uma mentalidade de vítimas, e desejam que eu fale com o conjugue, amigo, etc., que as têm magoado ou se tem aproveitado delas. Elas esperam que eu as defenda contra quem causou os seus problemas. Outras querem uma fórmula para sair de uma crise financeira ou de um mau casamento. Algumas estão à procura de permissão para o seu comportamento desviante, enquanto outras procuram quem concorde com o seu lado da história. A maioria está à procura de um “remendo rápido” mas poucos estão dispostos a mudar.

Uma noite, Nicodemos, um líder religioso, foi ter com Jesus para saber se Ele era o que iria “remendar” a sua nação. Ele entendeu que o Messias faria exatamente isso. O mal causado pelo domínio romano na sua terra, a corrupção dos políticos e o pecado do povo, tudo seria corrigido com a vinda de um Messias triunfante. Esta era a sua esperança. Isto é o que Israel estava à espera.

Jesus respondeu a Nicodemos e disse-lhe que ele precisava nascer de novo. Isto simplesmente não fazia sentido. Como poderia ele voltar para o ventre da sua mãe e nascer de novo? Depois, Jesus explicou que este novo nascimento era no Espírito. Jesus estava a dizer que Ele não veio para colocar um remendo numa roupa velha mas, para fazer novas todas as coisas. Nicodemos precisava de mudar antes da sua nação mudar.

O vinho novo precisa de ser colocado num vaso novo para ser preservado. O velho não pode ser arranjado, deve ser feito de novo. Abrão exemplificou essa nova vida, quando recebeu um novo nome. Com 75 anos de idade, Abrão recebeu a promessa de uma terra nova, de uma nova nação e de que ele seria grande e uma bênção para muitos. (Génesis 12) Com de 90 anos de idade, Abrão recebeu a promessa de descendentes. (Génesis 15) Em seguida, aos 99 anos, o nome de Abrão foi mudado para Abraão. (Génesis 17). Com a mudança do seu nome, houve uma mudança da sua identidade e natureza. Novo vinho foi vertido para este novo odre e imediatamente Sara ficou grávida.

Há duas palavras gregas para PALAVRA. A primeira é Logos. Logos significa revelação completa. Embora esta palavra fosse usada entre os filósofos gregos para descrever pensamento e discurso, João, o apóstolo, usou-a para descrever Jesus como a manifestação da verdade divina e sabedoria. Para clarificar, posso comparar Logos a sementes. A segunda palavra usada é a palavra Rhema. Esta é a palavra falada. A fé vem pela Palavra-Logos, (semente), sendo falada-Rhema, (plantada). (Romanos 10:17) Por outras palavras, a semente deve ser plantada para trazer nova vida.

Podes ter muita revelação e conhecimento, mas até que a semente seja plantada na tua vida, não haverá novo nascimento. A publicidade é eficaz porque existe uma procura de soluções rápidas para os problemas. Quer se trate de um cabelo incontrolável, excesso de peso, ou noites sem dormir, a busca por uma fórmula fácil é insaciável. As pessoas gastam fortunas para serem mais magras, mais felizes e mais bem-sucedidas.

Mesmo os cristãos andam de igreja em igreja para encontrar algum remédio para os seus problemas, alguns esquemas para enriquecerem rapidamente, ou apenas para encontrarem alguém que concorde com eles contra o seu adversário. O que Jesus oferece é uma metamorfose, uma mudança de natureza. O velho passa e tudo se faz novo. Em vez de tentares consertar a velha vida, começa uma nova. Deixa de lado o teu controle e confia em Deus. Há uma nova vida à tua espera.

Escrituras Para Meditar
Mateus 9:16-17; João 1:1, 14; 3:3-6; 16; II Coríntios 5:17; Isaías 65:17

Similar Posts