Trabalhar em conjunto com Deus

Para a maioria de nós, o trabalho ocupa grande parte do nosso dia. Para além das horas do nosso trabalho, há o trabalho em torno da casa, o cuidado com os filhos, as obrigações com a família, igreja e escola. Para muitos de nós, simplesmente não há horas suficientes durante o dia para fazer tudo. Quando alguém nos pede ajuda, o que realmente quer, na maioria das vezes, é que façamos algo por ele. Nestas alturas, os sinais de aviso começam a surgir, “luzes vermelhas acendemse” e nós sentimos que não podemos assumir mais nenhum compromisso. Olhamos para a nossa agenda – não há espaços livres. Avaliamos a nossa força – exaustos! Analisamos as tarefas – não nos sentimos qualificados.

O que acontece quando Deus vem e nos diz que tem algo para nós fazermos? As mesmas luzes vermelhas acendem-se e nós tentamos esconder-nos atrás de desculpas com o pouco que temos e do quão “pequenos” somos. Moisés fez o mesmo. Um dia, enquanto trabalhava na montanha, Deus apareceu- lhe em forma de uma sarça ardente. Ele foi presenteado com uma grande tarefa. Deus queria que Moisés voltasse ao Egito e libertasse o povo de Israel da escravidão e os conduzisse para a terra prometida. Moisés teve um mau começo. Ele tinha morto um homem no Egito e era um fugitivo na terra dos midianitas. As suas desculpas foram válidas: “Eu sou apenas um homem”, “Eu não estou qualificado”, “Eu gaguejo”, “Eu sou fraco”, “por causa do meu passado, as pessoas não me vão ouvir”. As suas conclusões foram também razoáveis: “Encontra outra pessoa”. (Êxodo 4)

O que Moisés não entendeu era que Deus não estava a pedir para ele fazer algo por Ele, mas com Ele. Deus respondeu a Moisés, dizendo: “Certamente Eu serei contigo”, (Êxodo 3:12). Deus nunca espera que vás, faças, ou vivas em tua própria força. A tarefa que Ele nos deu para fazer só pode ser feita, porque “maior é o que está em nós, do que aquele 

87

que está no mundo”, (I João 4:4). Nenhum trabalho é difícil demais, nenhum inimigo forte demais, e nenhuma montanha alta demais. Paulo disse: “Posso todas as coisas n’Aquele que me fortalece”, (Filipenses 4:13).

A chave está em entendermos que Deus está connosco. Tu + Deus = maioria. Tu + Deus = sucesso. Deus com Moisés fez do impossível possível. Com uma simples vara, o rio Nilo transformou-se em sangue, as águas do Mar Vermelho abriram-se e os exércitos do Faraó foram derrotados. Não era a grandeza de Moisés, mas sim o poder de Deus. Moisés compreendeu isto muito bem. Quando Deus ficou zangado com a obstinação e incredulidade de Israel, quis mandar um anjo com eles para a Terra Prometida, em vez de ir Ele mesmo, Moisés opôs-se. Ele disse a Deus que, se Ele não fosse com eles, então, ninguém iria. (Êxodo 33:1-17)

É fácil sentirmo-nos esgotados quando agimos pela nossa própria força. Podemos ter a melhor intenção de servir a Deus, mas, na realidade, quanto do que estamos a fazer é obra de Deus? Será que Deus iniciou a tarefa e nos capacitou para isso? 

Se não, devemos ainda prosseguir pela nossa própria força?

Escrituras Para Meditar
Êxodo 3; II Coríntios 6:1; Romanos 8:17; João 3:2

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Working Together With God» in English.]

Similar Posts