Transforma a Tua Vida

[Read the devotional «Turning Your Life Around» in English.]

Muitos não estão satisfeitos com a forma como as suas vidas correm. Sentem que estão num beco sem saída. É difícil sentirem-se empolgados com o futuro, então simplesmente «deixam-se ir». Fantasiam sobre uma vida diferente e esperam pelo dia em que uma «fada madrinha» venha e acene a varinha para tornar tudo diferente. Mas os dias continuam sem nenhuma mudança à vista e o desespero instala-se. Talvez te encontres neste tipo de dilema e estejas à procura de uma saída. Bem, a Bíblia mostra como podes mudar a tua vida.

No livro de Tiago, a língua é comparada ao leme de um navio. É uma pequena parte do navio, mas controla a sua direção. Na altura em que a Bíblia foi escrita, os navios tinham velas e eram levados pelo vento. O leme não dava ao navio o movimento para a frente, mas dirigia o seu percurso. O vento é um tipo do Espírito Santo. O Espírito Santo enche as velas da tua vida, dando-te a força e a capacidade para realizar o que sai de tua boca.

Deixa-me mostrar-te como isto funciona. Quando uma pessoa fica perdida no seu pecado e longe de Deus, a sua vida encontra-se em sentido descendente. Ela está em rota de colisão com o próprio inferno. Para mudar de vida ela deve primeiro ouvir a Boa Nova da Salvação. O Espírito Santo abre os olhos do seu entendimento e ela acredita em seu coração na verdade do Evangelho. Mas não basta apenas acreditar, é preciso também confessar. Quando a pessoa confessa aquilo em que acredita, o resultado é a salvação e uma mudança de direção. Em Romanos 10, versículos 9 e 10, diz: «Porque, se com a tua boca confessares Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Pois com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.»

Assim como a fé fala, o medo também fala. Jó disse: «O que eu temia veio sobre mim.» (Jó 3:25) A boca fala do que o coração acredita e essa é a vida que tu vais ou não apreciar, Podes dizer: «Eu sou apenas um fracasso. Eu não vou ser nada na vida» ou podes entrar em acordo com a Palavra de Deus e confessar: «[…] Posso todas as coisas naquele que me fortalece » (Filipenses 4:13). O que queres, a vida ou a morte, a maldição ou a bênção? Os discípulos ficaram admirados quando a figueira secou depois de Jesus a ter amaldiçoado. Jesus respondeu dizendo que se eles tivessem fé em Deus, tudo o que eles dissessem aconteceria, (Marco 11:22-24). Provérbio 18:21 diz: «A morte e a vida estão no poder da língua.»

Se tu queres mudar a tua vida, deves mudar o teu discurso e para mudar o teu discurso tens que mudar o teu coração. O princípio é fácil de entender: lixo dentro, lixo fora, bênção dentro, bênção fora. Tu nunca vais ter mais do que o que acreditas e confessas. Com a língua podes amaldiçoar e com a língua podes abençoar. Então lembra-te, o que tu falas vai tornar-se a tua vida. A minha oração por ti é que as palavras da tua boca e as meditações do teu coração sejam aceitáveis ao Senhor, e que tu possas experimentar a boa e perfeita vontade de Deus na tua vida.

Escrituras Para meditar:
Tiago 3:1-12; Romanos 10:8-10, 17; 12:1-2; Hebreus 11:1-6; Salmos 19:14

Publicado por

Pr. James Reimer

Pr. James Reimer

James Reimer nasceu em Fairbanks, Alaska, EUA. Apesar de ter sido criado num lar cristão, ele envolveu-se no tumulto da década de 60 e entrou na subcultura das drogas. Na véspera de 1971, em Starnberg, Alemanha, a sua vida mudou radicalmente ao ter um encontro com Jesus Cristo. Leia a biografia completa