person standing on brown wooden dock

Transformados

Na carta de Paulo aos Romanos, somos admoestados a ser transformados em vez de estarmos conformados (Romanos 12:1-2). Conformados, significa sermos forçados a um molde. São ideias pré-concebidas, ou paradigmas, incutidos em nós pelo status quo. O paradigma dos nossos dias é um paradigma funcional. A ênfase está na concretização, títulos e agendas. Vivemos segundo o relógio e descobrimos o nosso valor nas nossas capacidades e funções. 

Em vez de nos conformarmos com esta identidade, ou padrão de pensamento, devemos ser transformados na pessoa que Deus predestinou para cada um de nós. Um paradigma funcional cria competição, inveja e solidão. Deus agarra os solitários e coloca-os em família! Ele diz que não é bom que o homem esteja só. À medida que nos entregamos a Ele, Ele transforma-nos, deixamos de ser independentes para vivermos em comunidade, passamos da desconfiança à confiança e da auto-gratificação ao amor uns pelos outros. Deus criou-nos para sermos seres humanos e não fazedores humanos.

A transição envolve um processo e crise. Existe uma confiança inicial numa nova forma de vida, que é acompanhada por uma mudança progressiva. A palavra chinesa para crise é uma combinação de duas palavras: perigo e oportunidade! Existem ambas na mudança, medo e expectativa. Eu pensava que as mudanças eram difíceis apenas para os idosos, mas ao longo do meu ministério tenho descoberto que as mudanças são difíceis para todos. Para alguém se sentir motivado a mudar, os benefícios devem ultrapassar o desconforto. As consequências de não mudar devem ser vistas como mais indesejáveis do que a dor de ser transformado. 

Paulo disse que à medida que somos transformados pela renovação da nossa mente iremos experimentar a boa e perfeita vontade de Deus. Para mim isto é suficiente como motivação! A nossa descoberta da vontade de Deus para as nossas vidas leva-nos a abraçar esta crise e processo de mudança. Pode ser difícil largar os nossos caminhos egoístas, mas Deus tem muito mais para nós. Temos que aprender a confiar as nossas vidas a Deus.

Escrituras para Meditar
Romanos 12:1-2; Salmo 68:6; Génesis 2:18; Jeremias 48:4; Filipenses 3:13; II Coríntios 5:17

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Transformed» in English.]

Similar Posts