pink lotus flower among leaves

Tudo é vaidade

O Rei Salomão, identificou-se como “O Pregador” no livro de Eclesiastes. Ele inicia o livro com estas palavras: “…vaidade de vaidades! Tudo é vaidade”, (1:2). A palavra vaidade, neste contexto, não significa autoidolatria, ou autoadmiração, mas sim inutilidade, sem valor, ou vazio. Salomão não estava a ser cínico acerca da vida, ele estava a tentar entender o significado dela. O Pregador usa a palavra “vaidade” 33 vezes, para expressar o vazio de uma vida sem Deus. Outra expressão usada muitas vezes neste livro é “debaixo do sol”, (29 vezes). Isto é para distinguir o que está ligado a esta terra e limitado pelo tempo, do que é eterno e celestial.

A busca de Salomão pela verdade leva-o a experimentar todos os prazeres e ambições da vida. Ele alcançou fama pela sua sabedoria e conhecimento, construiu um grande templo e fez muitas obras públicas. Foi o homem mais rico do mundo, teve mais de 1000 esposas e concubinas, e foi o rei mais poderoso do seu tempo. Ele alcançou aquilo que todos os homens apenas sonham alcançar, contudo viu que tudo era inútil e “desejo vão” (1:14). Ele descobriu que embora muitas coisas tenham um valor temporário na terra e não sejam más por si mesmas, quando comparadas com a eternidade, elas são “vaidade” (inúteis).

A conclusão, “tudo é vaidade”, não é para dizer que não há esperança em nada, mas para mostrar que nunca estaremos totalmente satisfeitos ou realizados com as coisas desta vida. Nós vivemos num mundo caído, e até que o Senhor venha, não pode ser corrigido.

Houve um tempo em que eu lia vários livros por semana. Desejava adquirir sabedoria e conhecimento, por isso dedicava tanto tempo ao estudo. Mas, um dia li no capítulo 12 de Eclesiastes: “De fazer muitos livros não há fim; e o muito estudar é enfado da carne” (v.12). Este versículo “atingiu-me”. 

Salomão disse que a sabedoria vinha de uma fonte, “único Pastor”, (v.11). O conhecimento incha, mas a sabedoria edifica. Para escapar às “vaidades” ou vazio da vida, nós temos que conhecer o criador da vida. Conhecer Deus é amá-lo.

Muitas atividades podem distrair-nos da busca mais importante. Eu oro para que no fim da tua vida não hajam remorsos. Eu oro para que tenhas conhecido o Senhor como teu Senhor, Salvador e Amigo, e que tenhas cumprido o Seu propósito para a tua vida. Tudo o resto é vaidade e desejo vão.

Escrituras para Meditar
Eclesiastes 12:9-13; Salmos 39:5-6; 62:9

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «All Is Vanity» in English.]

Similar Posts