people on beach

Um Abismo chama outro Abismo

[Read the devotional «Deep calls unto Deep» in English.]

Nos Salmos, David mostra ao mundo as lutas mais secretas do seu coração. Ele expõe a sua intimidade, para que todos a possam ver. Os seus pecados, os seus anseios, as suas desilusões, as suas dúvidas e o seu desespero são expostos ao público. Como respondes às suas lutas? Será que o julgas ou identificas-te com ele? Se pudermos ser honestos connosco, admitindo que, por vezes, também nós nos sentimos abatidos, então, podemos ler as soluções que David encontrou e aprender, com ele, como nos levantar.

No Salmo 42, David derrama o seu coração. No versículo 2, ele diz, «a minha alma tem sede de Deus,» No versículo 3, «as minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite.» E no versículo 6, «A minha alma está abatida dentro de mim.» Ele sentia que os seus problemas eram mais do que ele podia suportar. Ele clamou a Deus e não houve resposta. Os que estavam ao seu redor, diziam que Deus o havia abandonado. No versículo 7, ele diz: «Um abismo chama outro abismo ao ruído das Tuas catadupas; todas as tuas ondas e vagas têm passado sobre mim.» As catadupas, a que David se refere, eram como tornados de água, (ciclones). Essas catadupas são frequentes na costa Síria, e tenho a certeza que o salmista estava ciente delas e da destruição que elas podem causar. David está no «fundo do poço.» Era a sua «noite escura da alma.»

Para se levantar, David teve que assumir o controle sobre a sua alma. A solução não era sentir pena de si mesmo, nem encontrar paz em culpar os outros. Ele não podia levantar-se, olhando para baixo. A sua sede era por Deus e Deus somente. Ele teve que se lembrar da bondade de Deus e teve que colocar os seus pensamentos nos dias em que ele foi com o povo à casa de Deus, com voz de alegria e em louvor, e juntos festejavam. Ele viu que a sua solução estava em Deus e ele desejava ser restaurado ao lugar de louvor. Então, ele ordenou a sua alma dizendo para si mesmo: «Espera em Deus; pois ainda O louvarei, o qual é a salvação da minha face, »

Contra todas as emoções de derrota e contra todas as dúvidas da sua mente, David começou a louvar ao Senhor. Ele louvou-O em oração. Ele declarou a misericórdia de Deus sobre a sua vida. Ele bebeu, mais uma vez, da fonte da salvação. Na sua noite, os cânticos voltaram e durante o dia o Senhor ordenou a sua benignidade. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã

Se tu estás na «noite escura da tua alma», vai ao intimo do teu espírito e assume o controle. Vai para além das emoções, para além das dúvidas e ordena à tua alma para fazer a vontade do Espírito. Diz a ti mesmo: Espera no Senhor. Regozijai-te sempre. Em todas as coisas dai graças. Ondas podem vir sobre a tua alma, como um dilúvio, mas o Senhor levantará um estandarte contra elas. Do «abismo» do teu espírito, grita ao «abismo» da tua alma: «Louvado seja o Senhor!»

Escrituras Para Meditar:
Salmo 69; 42; 63; 30:5; 91; Filipenses 4:4; I Tessalonicenses 5:18

Similar Posts