Uma Bênção no Cacho

[Read the devotional «A Blessing in the Cluster» in English.]

Há uma frase que se realça nas páginas do livro de Isaías, que fala do coração e do propósito de Deus para a humanidade. Pode ser encontrada no capítulo 65, versículo 8: “… Como quando se acha mosto num cacho de uvas, dizem: Não o desperdices, pois há bênção nele, assim farei por amor de meus servos, para que não os destrua a todos”. Consegues perceber a ilustração de Isaías, um cacho de uvas que está pendurado na videira? Um cacho é retirado e é lançado no lagar para fazer o delicioso vinho novo. A ênfase está no cacho, não nos bagos de uvas. As uvas não são arrancadas bago a bago, mas devem permanecer juntas, em cacho, para produzir o vinho novo.

Vinho novo fala da unção do Espírito Santo. No dia de Pentecostes, após o derramar do Espírito Santo no Cenáculo, os discípulos foram para a rua e estavam a louvar a Deus num novo idioma que lhes foi dado pelo Espírito Santo. Aqueles que observaram esse fenómeno pensaram que eles tinham bebido “vinho novo”. Pedro, levantou-se e disse à multidão que estava reunida que eles não estavam sob o efeito do álcool, mas cheios do Espírito Santo. 

No primeiro capítulo do livro de Atos, vemos 120 discípulos de Jesus juntos num lugar e em concordância. Quando eles estavam a orar e a louvar ao Senhor, no lugar onde estavam reunidos, ouviram um som como o de vento impetuoso e línguas de fogo pousaram sobre a cabeça de cada um. Eles foram batizados com o Espírito Santo, como foi profetizado pelo profeta Joel. As uvas estavam em cacho e a bênção do vinho novo foi experimentada por todos.

A salvação é individual e requer fé na obra redentora de Jesus na cruz. Fazer parte do grupo certo não nos salva. A salvação é o resultado da nossa fé – resposta pessoal a Jesus. Mas, tendo recebido a Jesus como nosso Salvador e Senhor, Ele coloca-nos no Seu Corpo. Esta é a expressão corporativa da Sua vontade para nós.

O salmista escreve que Deus faz com que o solitário viva em família, mas que o rebelde habite em terra solitária e seca, (Salmos 68:6). Deus tem um lugar especial para cada um de nós na Sua família. É no Seu Corpo, onde somos protegidos e cuidados, onde participamos dos seus dons, chamado, e onde desenvolvemos relações de aliança que expressam a Sua natureza e amor. Ouve o que a Bíblia promete para aqueles que estão no cacho: “Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles,” (Mateus 18:20); “… Se dois de vós concordarem na terra sobre qualquer coisa que pedirem, isso será feito por meu Pai que está nos céus,” (Mateus 18:19). David escreve no Salmo 133 que na unidade do povo de Deus é o lugar onde Ele ordena a bênção.

Jesus orou para que os seus discípulos fossem um como Ele e o Pai eram um. A revelação do amor do Pai pelos perdidos, como revelada em Jesus Cristo, está dependente da unidade manifesta entre os crentes. Estar comprometido com o cacho, (igreja), não tem apenas benefícios pessoais, mas também garante o sucesso da missão que Deus deu à Sua Igreja. O autor da carta aos Hebreus adverte para não se abandonar a comunhão dos irmãos. Alguns haviam-se desviado do seu propósito e tinham-se isolado. O resultado foi desastroso para a sua fé. Ao ficar no cacho tu és abençoado e tornas-te uma bênção para outros.

Escrituras Para Meditar
Isaías 65:8; Salmos 133; 68:6; Hebreus 10:25; João 17

Similar Posts