Vasos de Barro

[Read the devotional «Jars Of Clay» in English.]

É surpreendente como Deus toma algo sem nenhum valor e torna-o extremamente valioso, como, por exemplo, o uso do pó para formar o corpo humano. Esta criação é intrigante e complexa, mas por sua vez frágil e fraca. Apenas uma pancada na cabeça, uma obstrução em uma artéria ou um germe microscópico é suficiente para terminar com uma vida.

Paulo, na sua carta aos Coríntios, refere-se aos nossos corpos como “vasos de barro” (II Coríntios 4:7). Lembro-me de quando a minha esposa estava a aprender a manejar o barro numa aula de cerâmica. O que ela achava ser um pote perfeito, muitas vezes foi destruído pelo professor antes de entrar no forno, porque era muito fino para resistir à refinação do fogo. Os vasos aprovados, então, foram enviados para o forno, onde passaram de um produto inacabado para um utensílio doméstico. Depois desse processo os vasos poderiam ser usados para diversas finalidades contudo, o menor toque na mesa onde os vasos estão armazenados, poderia fazê-los cair e destruírem-se. A durabilidade é enganosa.

Paulo não estava a tentar encobrir a evidência de que ele era fraco, de facto ele vangloriava-se das suas fraquezas. Ele estava a instruir a Igreja de Coríntio a aceitar a sua humanidade e a olhar para o tesouro que lhes foi concedido. A ênfase desta parte da Escritura é contrastar a mensagem do Evangelho com o mensageiro do Evangelho, a habilidade de Deus com nossa incapacidade e a Sua força com nossa fraqueza. Tentarmos ser mais fortes pelo nosso próprio poder não supera a nossa fraqueza, ao contrário ela fica mais exposta.

O nosso esforço deixa-nos esgotados e deprimidos. Paulo abandona a missão de ser um super-homem e decide confiar somente no poder de Deus que está a trabalhar através dele. Embora fraco, ele era forte. Embora pobre, contudo ele fez muitos ricos.

Nick Vujicic nasceu em 1982, em Melbourne, na Austrália, sem braços e sem pernas. Durante o primeiro ano da sua vida, os seus pais recusaram-se a segurá-lo ou até mesmo a olhar para ele. Eles estavam muito revoltados pela condição física do seu filho. Durante toda a sua infância, Nick lutou com a solidão e com a depressão, questionou por que era diferente de todas as outras crianças. Ele, simplesmente não conseguia tirar da sua mente uma pergunta “Por que nasci sem braços e sem pernas?”.

Aos 17 anos, foi desafiado por um auxiliar na sua escola para começar a falar publicamente sobre como superar a adversidade. Ele começou por dar uma palestra motivacional ao seu grupo de oração e desde então compartilhou a sua fé em Jesus Cristo a mais de 6 milhões de pessoas em 57 países. Ele é autor de vários livros, é casado e tem dois filhos e é um evangelista e orador motivacional mundialmente famoso. Em vez de se queixar das suas fraquezas, ele começou a identificar-se com quem ele é em Cristo.

O tesouro é maior do que o vaso de barro. Deus, propositadamente, projetou desta maneira, para que não haja engano quanto à fonte do poder transformador do Evangelho de Jesus Cristo. Paulo viu as suas forças como um obstáculo e as suas fraquezas como uma vantagem. A maioria das conversas motivacionais concentram-se no desenvolvimento dos nossos pontos fortes e talentos. A maioria coloca a ênfase no auto-aperfeiçoamento e na autoconfiança, mas a confissão positiva das Escrituras de “Eu posso todas as coisas” é condicionada “por Aquele que me fortalece” (Filipenses 4:13), assim como “somos mais que vencedores” com “por Aquele que nos amou” (Romanos 8:37).

Tudo se resume no tesouro tão precioso, que temos nos nossos corpos mortais. A nossa força vem de dentro. A nossa força é o Senhor.

Escrituras Para Meditar
I Coríntios 4:7-12; Salmo 9:10; 31:12; Isaías 30:14; 40:28-31; Romanos 8:37; Filipenses 4:13

Publicado por

Pr. James Reimer

Pr. James Reimer

James Reimer nasceu em Fairbanks, Alaska, EUA. Apesar de ter sido criado num lar cristão, ele envolveu-se no tumulto da década de 60 e entrou na subcultura das drogas. Na véspera de 1971, em Starnberg, Alemanha, a sua vida mudou radicalmente ao ter um encontro com Jesus Cristo. Leia a biografia completa