gray round clay pot

Vasos de Barro

É surpreendente como Deus toma algo sem nenhum valor e torna-o extremamente valioso, como, por exemplo, o uso do pó para formar o corpo humano. Esta criação é intrigante e complexa, mas por sua vez frágil e fraca. Apenas uma pancada na cabeça, uma obstrução numa artéria ou um germe microscópico é suficiente para terminar com uma vida. Paulo, na sua carta aos Coríntios, refere-se aos nossos corpos como “vasos de barro” (2 Coríntios 4:7). Lembro-me de quando a minha esposa estava a aprender a manejar o barro numa aula de cerâmica. O que ela achava ser um pote perfeito, foi muitas vezes destruído pelo professor antes de entrar no forno, por ser muito fino para resistir à refinação do fogo. Os vasos aprovados eram então enviados para o forno, onde passavam de um produto inacabado para um utensílio doméstico. Depois desse processo os vasos poderiam ser usados para diversas finalidades. Contudo, o menor toque na mesa onde os vasos estavam armazenados poderia fazê-los cair e destruírem-se. A durabilidade é enganosa.

Paulo não estava a tentar encobrir a evidência de que ele era fraco, de facto ele vangloriava-se das suas fraquezas. Ele estava a instruir a Igreja de Corínto a aceitar a sua humanidade e a olhar para o tesouro que lhes fora concedido. A ênfase desta parte da Escritura é contrastar a mensagem do Evangelho com o mensageiro do Evangelho, a habilidade de Deus com a nossa incapacidade e a Sua força com a nossa fraqueza. Tentarmos ser mais fortes pelo nosso próprio poder não supera a nossa fraqueza. Pelo contrário, ela fica mais exposta. O nosso esforço deixa-nos esgotados e deprimidos. Paulo abandona a missão de ser um super-homem e decide confiar somente no poder de Deus que está a trabalhar através dele. Embora fraco, ele era forte. Embora pobre, ele fez muitos ricos.

Nick Vujicic nasceu em 1982 em Melbourne, na Austrália, sem braços e sem pernas. Durante o primeiro ano da sua vida, os seus pais recusaram segurá-lo ou até mesmo olhar para ele. Eles estavam muito revoltados pela condição física do seu filho. Durante toda a sua infância, Nick lutou com a solidão e com a depressão, questionou porque era diferente de todas as outras crianças. Ele simplesmente não conseguia tirar da sua mente uma pergunta “Porque é que nasci sem braços e sem pernas?” Aos 17 anos foi desafiado por um auxiliar na sua escola para começar a falar publicamente sobre como superar a adversidade. Ele começou por dar uma palestra motivacional ao seu grupo de oração e desde então compartilhou a sua fé em Jesus Cristo a mais de 6 milhões de pessoas em 57 países. Ele é autor de vários livros, é casado, tem dois filhos e é um evangelista e orador motivacional mundialmente famoso. Em vez de se queixar das suas fraquezas, ele começou a identificar-se com quem ele é em Cristo. O tesouro é maior do que o vaso de barro.

Deus, propositadamente, projetou desta maneira, para que não haja engano quanto à fonte do poder transformador do Evangelho de Jesus Cristo. Paulo viu as suas forças como um obstáculo e as suas fraquezas como uma vantagem. A maioria das conversas motivacionais concentram-se no desenvolvimento dos nossos pontos fortes e talentos. A maioria coloca a ênfase no auto- -aperfeiçoamento e na autoconfiança, mas a confissão positiva das Escrituras de “Eu posso todas as coisas” é condicionada “por Aquele que me fortalece” (Filipenses 4:13); assim como 

“somos mais que vencedores” com “por Aquele que nos amou” (Romanos 8:37). Tudo se resume ao tesouro, tão precioso, que temos nos nossos corpos mortais. A nossa força vem de dentro. A nossa força é o Senhor.

Escrituras Para Meditar
I Coríntios 4:7-12; Salmo 9:10; 31:12; Isaías 30:14; 40:28-31; Romanos 8:37; Filipenses 4:13

[Read the devotional «Jars Of Clay» in English.]

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

Similar Posts