Escolhe o caminho mais alto

Há uma coisa que nunca pode ser tirada de nós, que é o poder da escolha. Podes sentir que estás encurralado, com poucas opções e achares que as circunstâncias são demasiado opressivas, mas tens sempre uma escolha. As circunstâncias podem não mudar como tu queres, mas tu podes mudar. Tu podes sobrepor-te às circunstâncias e chegar ao lugar que o Senhor tem para ti: onde o ar é puro e a vista é perfeita. A maioria das pessoas opta por ficar sujeita às circunstâncias, cair em desespero e ficar presa ao seu negativismo, mas há uma estrada para lugares mais altos. É verdade que subir para este lugar alto é mais desafiador do que o caminho nivelado do vale. Podes encontrar muitas pessoas que vão encorajar-te a permanecer no poço da crítica e da incredulidade. Embora seja mais fácil descer do que subir, tu tens uma escolha.

Para subires a este lugar alto, vais precisar de “pés como os das corças”. Davi disse nos Salmos: “Faz os meus pés como os das corças, e põe-me nas alturas” (Salmo 18:33). A corça (como traduzido na JFA-RC), é um veado que habita nas montanhas. Elas são, de todos os animais da montanha, as que têm as patas mais firmes. As patas traseiras das corças pisam precisamente no mesmo lugar que as patas dianteiras. Elas movem-se com precisão até ao topo da montanha; muito acima do alcance dos seus inimigos. Este é o lugar que Deus tem para ti e Ele agraciou-te com a capacidade para alcançá-lo.

Lembro-me de um casal idoso, numa igreja que eu plantei na América, que optou por tomar este caminho por lugares altos. As suas vidas têm sido um testemunho para mim e muitos outros. Eles têm-nos mostrado que nós temos uma escolha, independentemente do quão difícil o caminho se torne. Quando a igreja passou por um momento difícil, eles permaneceram positivos. Quando os outros criticavam os pastores e os anciãos, eles mantiveram uma atitude amorosa e solidária. Quando as pessoas começaram a sair da igreja zangadas, eles permaneceram fiéis. Eles mantiveram os seus olhos no alto e sabiam que Deus estava acima de todas as coisas. Mantiveram-se nesta estrada mais alta.

Eu conheci outras pessoas que passaram pela morte agonizante de uma criança, doenças debilitantes e ruturas familiares e por estas adversidades não culparam a Deus. Elas escolheram não ir pelo caminho da ira, ressentimento ou depressão, mas levantaram-se acima destes sentimentos. A sua fé em Deus levou-os a superar a sua tristeza e a derrotar todas as dúvidas. Se queres ter os pés como os das corças, como estes que mencionei, então deves optar ir pelo caminho que as corças vão.

A estrada para os lugares altos não é o caminho da altivez. Não é alcançada ao colocarmo-nos orgulhosamente sobre outros. O orgulho é o caminho para descer, não para subir. É Deus que nos coloca muito acima dos nossos inimigos. Ele exalta os humildes e resiste aos soberbos. Se tu quiseres chegar ao teu lugar alto, então deves confiar totalmente no Senhor: confia na Sua bondade e confia inteiramente no Seu amor. Tu podes não entender porque há tantas curvas na estrada e não entender as dificuldades ao longo do caminho, mas a cada passo Ele dá-te força e em cada desafio Ele dá-te graça. A vitória pode não parecer vir até ao último minuto, mas ela vem.

No livro alegórico, muito bem escrito por Hannah Hurnard, Pés como os da Corça nos Lugares Altos, ela escreve do Pastor (Jesus) dizendo: “Eu gosto de fazer coisas assim”. Respondeu ele: “Ora, não conheço nada mais emocionante e deleitável do que tornar a fraqueza em força, o medo em fé, a imperfeição em perfeição… Esse é o meu trabalho especial” – acrescentou com uma luz jubilosa no rosto. “Transformar coisas, pegar, por exemplo, na Grande- -Medrosa e transformá-la em…” – ele interrompeu e riu-Se – “Bem, veremos mais tarde no que ela será transformada”. E tu?

Vais escolher o caminho por lugares altos?

Escrituras Para meditar
Salmo 18:33; Habacuque 3:19; Gálatas 5:1; Efésios 6:13; Tiago 4:6; Filipenses 2:5-11.

[Read the devotional «Take The Upper Road» in English.]

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

Similar Posts