people on beach

O tempo certo

Acredito que cada um de nós quer uma vida confortável e segura. Trabalhamos para termos melhores condições de vida, dentro das possibilidades que temos. Ainda assim queremos e sonhamos em progredir na vida, ter um melhor salário, saúde e felicidade, para não nos preocuparmos com a possibilidade de ficar sem nada.

Esta forma de estar é natural ao homem, é a nossa auto-preservação. Sabemos e desejamos ser mais comprometidos com Deus e fiéis à igreja, mas sentimos que ainda não é o tempo certo, porque ainda há muito para colocar em ordem nas nossas vidas.

No entanto, Jesus ensina precisamente o contrário, que a forma de ganhar a nossa vida é quando a entregamos; se queremos receber mais, temos que dar mais; se queremos ser grandes, temos que ser servos… (Mt. 16:25, At. 20:35, Pv. 11:24, Mt. 18:4, Mc 9:35).

Quando o povo de Israel regressou de Babilónia, após setenta anos de exílio, cada um queria reconstruir a sua própria casa, para ter conforto novamente. Cada um queria plantar o seu quintal, para ter provisão e independência. Esta postura é válida e demonstra responsabilidade. Certo?

Mas Deus não viu da mesma forma (Ageu 1). Deus explicou que a razão pela qual não estavam a conseguir encontrar a estabilidade e segurança que tanto desejavam, era porque o templo estava destruído. O povo tinha lançado os fundamentos, mas não continuaram a obra, devido ao desânimo, pois não idealizavam um templo tão majestoso como o templo construído por Salomão. Para além disso havia o desejo de ter segurança na sua própria casa. Deus exortou o povo para primeiramente edificarem o templo e depois as suas casas, para poderem ter a Sua bênção, sobre a nação e sobre as suas vidas.

Isto é uma grande lição para as nossas vidas. Será que tomamos como prioridade a edificação da obra do Senhor, a igreja local onde congregamos, acima da nossa própria casa? Tantas vezes esforçamo-nos para ter uma vida estável para depois nos dedicarmos mais à obra, ao serviço na igreja, mas Jesus ensina o contrário.

Tentamos entender porque é que a nossa vida não avança. Deus explica tão claramente, mas como é contrário ao que nos é ensinado rejeitamos o plano do Criador. Que tolice!

É hora de regressar ao plano original, aqui na terra como é no céu. Precisamos de nos fortalecer e esforçarmo-nos para a construção da igreja, o templo, a casa do Senhor.

🎧 PODCAST: https://anchor.fm/logos

SUBSCREVE o nosso canal, para seres notificado dos novos vídeos

Similar Posts