Epístolas Vivas

[Read the devotional «Living Epistles» in English.]

Paulo escreveu à igreja de Corinto lembrando-lhes que eles eram epístolas, ou cartas, de Cristo, que seriam lidas por todos. (II Coríntios 3:1-3) Esta é uma bela forma de descrever o efeito de Cristo na vida de um crente!

Assim, como se lê um livro e se entende a intenção e a mensagem do autor, também aqueles que estão em contato connosco, ao observarem as nossas vidas, podem ver claramente a mensagem de Deus. Paulo lembrou à Igreja que apesar de ele ter contribuído para a mensagem que foi escrita nas suas vidas, o Espírito Santo, foi o autor. Pessoas de todo o mundo estão à procura de Deus. Algumas tentam encontrar Deus na natureza, outras procuram nas estrelas e outras olham profundamente para dentro de si para encontrar Deus. Deus deseja ser encontrado e, por isso, está ocupado a escrever a Sua mensagem de amor nas tábuas do coração humano, para que todos possam ler.

Para continuar com esta metáfora, vamos considerar que cada dia é uma página em branco. Quando começas o teu dia, a página começa a ser preenchida com as tuas experiências. Não somente o que fazes é escrito, mas as tuas emoções, palavras e atitudes; fazendo de ti um livro vivo. Quando os outros lêem o teu livro, eles não vão somente conhecer a tua história, mas também o propósito e influência de Deus. Provavelmente a vida de um crente é a única Bíblia que muitos vão ler. Eles vão poder ver como Deus toma uma vida e faz algo novo, como Ele cura os feridos, fortalece os fracos, perdoa o pecador e restaura os quebrantados de coração. A tua vida é uma história de amor. É Deus a encontrar-te onde tu estás e a transformar-te à Sua imagem. Nas páginas do teu coração estão escritos momentos de intimidade com Deus, as alegrias de estar na Sua presença e ouvir cada palavra Sua.

Esta carta de Cristo é também uma história de aventura. Ela está cheia de muitos desafios e caminhos estreitos. A vida é difícil para todos, mas algumas vidas são mais difíceis do que outras. A vida não é justa. Então, não esperes que ela o seja e não compares a tua vida com a dos outros. Deus escreve a Sua mensagem de amor enquanto atravessas os teus problemas, perdas e fracassos. É a Sua força que é lida quando estás fraco. É o Seu perdão que é observado quando tu falhas ou os outros falham contigo. A bondade de Deus é vista na tua bênção e o Seu poder é lido nas tuas vitórias. É o atravessar os desafios e problemas da vida, e não a ausência destes, que contribui para uma boa leitura.

A tua vida é uma história verdadeira. Não é ficção. Não há efeitos especiais, feridas que não doem ou heróis que não morrem. A tua vida é algo real. É por isso que as pessoas estão a prestar tanta atenção a ti. A tua realidade identifica-se com a sua realidade. Elas duvidaram de Deus e de outros no passado, mas mesmo assim procuram por Ele. A maioria está cansada das telenovelas que os cercam e das ilusões acerca de uma “vida ideal”. Elas foram tão decepcionadas por outros e estão frustradas com a vida. Anseiam por algo real. Ao abrires o teu livro para que possam ler acerca de Deus em ti, a esperança é reavivada e a fé reacende-se.

A leitura do teu “livro” pode ter uma grande influência sobre os outros. O teu testemunho pode ajudá-los a navegarem através dos seus lugares pedregosos, capacitá-los a serem melhores do que são e a ampliar a sua compreensão. Tu podes estabelecer uma ligação com outras pessoas e ajudá-las a ligarem-se a Deus. A tua história pode ser uma inspiração para superar a mediocridade e o medo. A história de Deus em ti é emocionante e Ele ainda está a escrever.

Escrituras para meditar
Atos 4:13; II Coríntios 3:1-6; 12:9; Josué 1:8; Salmos 40:7-8.

Similar Posts