O Zelo de Cristo

[Read the devotional «The Zeal of Christ» in English.]

Jesus foi um verdadeiro radical. Ele não era passivo ou indiferente. Ele viveu com intensidade e vigor. A Sua vida foi direcionada com um propósito e vivia cada dia como se fosse o último. 

Quando o templo foi usado como mercado, e os discípulos de Jesus viram a Sua ira, lembraram-se da profecia nos Salmos que diz: “Pois o zelo da tua casa me devorou…,” (Sl. 69:9; João 2:17). O Seu zelo fez com que agisse. Ele fez um chicote com cordas, virou as mesas dos cambistas e expulsou as ovelhas e o gado. Estou certo de que o Seu zelo deixou os Seus discípulos um pouco nervosos, porque o zelo leva-nos por um caminho no qual muitos não estão dispostos a andar. O zelo coloca-nos na linha da frente. O zelo provoca críticas e perseguição.

Quando alguém é zeloso não percebe os inconvenientes. Caminha um quilómetro extra, mesmo sem perceber que o fez. Marcos narra o momento em que Jesus estava numa casa, e não conseguia comer, pois muitas pessoas reuniram-se ao Seu redor. Ele não reclamou sobre esta inconveniência, mas quando a sua família viu a multidão exclamou: “Ele está fora de si,” (Mc. 3:21). Qual é a tua reação a uma pessoa zelosa? Será que dizes: “Ele foi longe demais”, ou: “Agora, Ele é realmente fanático”? A reação dos fariseus era dizer que Ele estava possuído por demónios. Eles não percebiam. Eles eram zelosos quanto à lei, mas não tinham discernimento quanto à verdadeira espiritualidade.

O oposto de ser zeloso é ser morno. Os mornos são os que agradam às pessoas. Eles não querem abanar o barco. Jogam pelo seguro, de modo a não serem notados, a não serem alvo de acusações ou a não serem ridicularizados. Mas esta posição coloca-nos em oposição a Deus. A igreja em Laodicéia era assim e Deus disse que iria vomitá-la. Aos olhos de Deus não há nada pior do que um cristão morno. O Seu amor é bastante quente. Ele é apaixonado. Ele é zeloso e devemos ser como Ele. Será que o zelo pela Sua casa te consome? Será que o Seu amor te constrange?

Tu podes testar o teu zelo ao observares a reação dos outros em relação a ti. Alguém já te chamou louco ultimamente? Alguém já te disse para te acalmares, ou que estás a tornar-te fanático ou zeloso por Cristo? Muitos são zelosos pelas coisas erradas; como o futebol, a televisão ou a música. Paulo era zeloso na sua perseguição à igreja. O que é que mexe contigo? És zeloso em relação ao quê? A igreja da Macedónia era zelosa nas suas doações. Eles foram além dos seus meios e deram sacrificialmente em favor da obra de Deus. Estou certo de que havia aqueles que criticaram a sua generosidade, dizendo: “Nós não podemos dar tanto. Dêem menos. Não sejam parvos.” Mas nada poderia detê-los, porque eles eram zelosos pelo Reino de Deus.

O zelo por Cristo leva a pessoa a fazer o que faz com todo o seu coração. Ela adora com todo o seu coração. Ela serve com todo o seu coração. Ela ora fervorosamente e dá de maneira extravagante. Não deixes que o status quo te retenha. Não abrandes porque os outros são indiferentes ou mornos. Sê como uma malagueta picante. Arde com o zelo de Cristo. Encoraja os outros a serem zelosos, ao seres zeloso. Os Radicais, são os cristãos zelosos que vão mudar o mundo.

Escrituras Para Meditar
Salmos 69:9; João 2:17; II Coríntios 9:2; Romanos 12:8; Marcos 3:21-31

Similar Posts