Pensa sobre isto

Quando eu era criança e me isolava no mundo dos meus pensamentos, a minha mãe dizia: “Dou um centavo pelos teus pensamentos.” Acho que era mais introvertido do que o normal, (de certa forma acho que ainda o sou), e ela tentava fazer com que eu me expressasse e que a deixasse entrar no meu mundo. Embora possamos estar tranquilos por fora, a nossa mente está continuamente ativa e expressa-se através de pensamentos, idéias, desejos e sentimentos. Mesmo quando dormimos a nossa mente está ativa através de sonhos. É interessante notar que a Bíblia diz que o resultado da nossa vida é determinado pela nossa mente, e não pelas circunstâncias.

A versão da Bíblia de João Ferreira de Almeida traduz Provérbios 23:7 desta maneira: “Como um homem pensa em seu coração assim ele é …” Também diz que é do coração que saem as “fontes da vida”. (Provérbios 4:23) O meu sogro costumava dizer: “Assim como uma corrente é tão forte quanto o seu elo mais fraco, a mente é tão forte quanto o seu pensamento mais fraco.” O que se passa na tua cabeça é mais importante do que te apercebes.

A mente é como um computador. O que entra, permanece. Ela recebe dados através dos nossos sentidos e espírito, depois interpreta-os cognitivamente. Esses pensamentos são, então, expressos em palavras que formam a base das nossas decisões. Se não formos cuidadosos sobre o que se passa na nossa mente, o sentido da nossa vida será determinado por esta entrada negativa e não pelo Espírito de Deus. Quando Deus fala connosco, Ele fala ao nosso espírito e, em seguida, a nossa mente interpreta para que possa ser compreendido. Se a nossa mente tem sido poluída por medo, pessimismo, dúvidas ou perversão, então este “filtro” pode não funcionar adequadamente ao discernir a mensagem que Deus tem para nós. A mente deve estar livre de qualquer vírus. Deve ser feito um “download” (baixar) de um “firewall” para proteger a nossa mente dos maus pensamentos e uma nova forma de pensar deve ser estabelecida.

Paulo disse à Igreja Romana que a mente precisa ser transformada. (Romanos 12:1-2) Esta palavra “transformada”, em grego, é a palavra metamorfose. Ela implica uma mudança de natureza. Em biologia, a metamorfose é a palavra usada para descrever o processo que acontece quando uma lagarta se transforma em pupa e, em seguida, em borboleta. Uma borboleta não é nada parecida com uma lagarta. Ela passou por uma completa transformação. Isto é o que Paulo está a dizer em Romanos 12:2. Ao renovarmos a nossa mente, as nossas vidas são completamente transformadas para que possamos experimentar a boa e perfeita vontade de Deus para nós.

A chave para transformar a nossa mente é termos os pensamentos de Deus. Os Seus pensamentos são mais altos do que os nossos pensamentos, ao termos pensamentos mais “altos” somos edificados. Há uma sabedoria terrena que é animal e diabólica. (Tiago 3:15) Ela puxa-nos para baixo, leva-nos à incredulidade e ao tormento. Mas há uma sabedoria do alto, que é pura, moderada, pacífica e cheia de misericórdia, (v.17). Esta sabedoria reflete os pensamentos de Deus. Qual é que preferes? Paulo disse à Igreja Romana para inclinar a mente para as coisas do Espírito. Este era o seu sistema de segurança, que mantinha os “hackers” fora. Aos Filipenses ele disse: “Tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo de boa fama… se há algum louvor … nisso pensai.” (Filipenses 4:8) Aquilo que tu achas é aquilo em que tu te tornas.

O meu plano de proteção contra os vírus encontra-se no Salmo 19:14: “Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis na tua presença, Senhor, minha rocha e meu redentor.” Quando os pensamentos negativos invadem a minha mente ou me sinto tentado a meditar sobre o que é terreno, cito esta Escritura, para alinhar a minha mente com os Seus pensamentos. O vírus é então eliminado e a paz retorna.

Pensa sobre isto. Faz “download” (baixa).

Escrituras Para Meditar
João 5:13; Filipenses 4:8; Salmo 19:14; II Coríntios 3:18; 10:4; Romanos 12:1-2

[Read the devotional «Think About It» in English.]

Similar Posts

  • ·

    Debaixo da nuvem

    Se a nuvem parece escura e ameaçadora, procura aquela fresta. Como Salmos 91 diz: “Ele me livrará do laço do passarinheiro… Não temerás os terrores da noite, nem a seta que voe de dia, nem peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não serás atingido. “A Sua nuvem está sobre ti. Não saias debaixo dela. Podes esconder-te nela e o inimigo não te pode tocar. Deus irá encontrar-te lá. Pode ser o teu esconderijo…um lugar de paz e refrigério… um lugar apenas para ti e Deus.

  • ·

    Muito fruto

    Estamos enxertados em Jesus para reproduzir nos outros, a vida de Deus que nasceu em nós. O fruto são pessoas. O fruto é a colheita. Em João, capítulo 15, Jesus ensina que dar fruto é o propósito da nossa eleição e a prova do discipulado. O fruto não surge por acidente. É preciso esforço. Não dar nenhum fruto é inaceitável e o ramo que não dá fruto é cortado da videira. Quando um ramo é frutífero, o agricultor poda os galhos para que eles produzam mais fruto.

  • ·

    A vida é uma oportunidade

    A cada um de nós foi dada uma vida, apenas uma vida. As circunstâncias como iniciamos a vida variam de pessoa para pessoa. Algumas nascem no seio de famílias ricas, outras no seio de famílias pobres. Algumas nascem em ambientes pacíficos, outras no meio de guerras. Algumas têm a oportunidade de receber educação, enquanto outras não, e algumas têm pais amorosos, e outras não.

  • ·

    Comunidade

    Já ouviste dizer que Deus é amor? Claro que sim. Deus não tem amor, Ele é amor, é a Sua natureza. Amor requer relacionamentos. Se não for assim o amor torna-se egoísta, ou auto-centrado, e isto é orgulho. Quando Deus Se revelou ao homem, Ele revelou um relacionamento trino: Pai, Filho e Espírito Santo. Quando Moisés perguntou a Deus qual era o Seu nome, Ele disse:”Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó.