Pensa Sobre Isto

[Read the devotional «Think About It» in English.]

Quando eu era criança, e isolava-me no mundo dos meus pensamentos, a minha mãe dizia: “Dou um centavo pelos teus pensamentos”. Eu acho que era mais introvertido do que o normal, (de certa forma acho que ainda o sou), e ela tentava fazer com que eu me expressasse e que a deixasse entrar no meu mundo. Embora possamos estar tranquilos por fora, a nossa mente está continuamente ativa e expressa-se através de pensamentos, ideias, desejos e sentimentos.

Mesmo quando dormirmos a nossa mente está ativa através de sonhos. É interessante notar que a Bíblia diz que o resultado da nossa vida é determinado pela nossa mente, e não pelas circunstâncias. A versão João Ferreira de Almeida traduz Provérbios 23:7 desta maneira: “Como um homem pensa em seu coração assim ele é…”. Também diz que é do coração que saem as “fontes da vida” (Provérbios 4:23). O meu sogro costumava dizer: “Assim como uma corrente é tão forte quanto o seu elo mais fraco, a mente é tão forte quanto o seu pensamento mais fraco”. O que se passa na tua cabeça é mais importante do que o que te apercebes.

A mente é como um computador. O que entra, permanece. Ela recebe dados através dos nossos sentidos e espírito, depois, interpreta-os cognitivamente. Esses pensamentos são, então, expressos em palavras que formam a base das nossas decisões. Se não formos cuidadosos sobre o que se passa na nossa mente, o sentido da nossa vida será determinado por esta entrada negativa e não pelo Espírito de Deus. Quando Deus fala connosco, Ele fala ao nosso espírito e, em seguida, a nossa mente interpreta para que possa ser compreendido.

Se a nossa mente tem sido poluída por medo, pessimismo, dúvidas ou perversão, então este “filtro” pode não funcionar adequadamente em discernir a mensagem que Deus tem para nós. A mente deve estar livre de qualquer vírus. Deve ser feito um ‘download’ (baixar) de um “firewall” para proteger a nossa mente dos maus pensamentos e uma nova forma de pensar deve ser estabelecida.

Paulo disse à Igreja Romana que a mente precisa ser transformada (Romanos 12:1-2). Esta palavra, “transformada”, em grego, é a palavra, a metamorfose. Ela implica uma mudança de natureza. Em biologia, a metamorfose é a palavra usada para descrever o processo que acontece quando uma lagarta se transforma em pupa e, e seguida, em borboleta. Uma borboleta não é nada parecida com uma lagarta. Ela passou por uma completa transformação. Isto é o que Paulo está a dizer em Romanos 12:2. Ao renovarmos a nossa mente, as nossas vidas são completamente transformadas para que possamos experimentar a boa e perfeita vontade de Deus para nós.

A chave para transformar a nossa mente é termos os pensamentos de Deus. Os Seus pensamentos são mais altos do que os nossas pensamentos, ao termos pensamentos mais “altos” somos edificados. Há sabedoria terrena, que é animal e diabólica, (Tiago 3:15). Ela puxa-nos para baixo, leva-nos à incredulidade e ao tormento. Mas há uma sabedoria do alto que é pura, moderada, pacifica e cheia de misericórdia (Tiago 3:17). Esta sabedoria reflecte os pensamentos de Deus. Qual é que preferes? Paulo disse à Igreja Romana para inclinar a mente para as coisas do Espírito. Este foi o seu sistema de segurança, que mantinha os “hackers” fora.

Aos Filipenses ele disse “Tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo de boa fama… se há algum louvor … nisso pensai” (Filipenses 4:18). Aquilo que tu achas é aquilo que tu te tornas.
O meu plano de protecção contra o vírus encontra-se no Salmo 19:14: “Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis na tua presença, Senhor, minha rocha e meu redentor”. Quando os pensamentos negativos invadem a minha mente ou me sinto tentado a meditar sobre o que é terreno, cito esta Escritura, para alinhar a minha mente com os Seus pensamentos. O vírus é então eliminado e a paz retorna.

Pensa sobre isto. Baixa (download).

Escrituras Para Meditar
João 5:13; Filipenses 4:8; Salmo 19:14; II Coríntios 3:18; 10:4; Romanos 12:1-2

Publicado por

Pr. James Reimer

Pr. James Reimer

James Reimer nasceu em Fairbanks, Alaska, EUA. Apesar de ter sido criado num lar cristão, ele envolveu-se no tumulto da década de 60 e entrou na subcultura das drogas. Na véspera de 1971, em Starnberg, Alemanha, a sua vida mudou radicalmente ao ter um encontro com Jesus Cristo. Leia a biografia completa