A conquista de Jericó e o pecado de Acã

Artigo escrito por Pedro Carvalho para a disciplina «Panorama do Antigo Testamento», na Escola Bíblica Fundamentos.


A travessia do rio Jordão, depois de quarenta anos no deserto, marcou uma nova etapa na história do povo de Israel. Após a morte de Moisés, Josué foi consagrado pelo Senhor como novo líder da nação, tendo por missão guiá-la na conquista da Terra Prometida.

A primeira batalha travada ocorreu durante a conquista de Jericó. Deus tinha prometido a Josué a cidade, pedindo como única condição que toda a prata, ouro, e utensílios de bronze e de ferro obtidos no saque, a Ele fossem consagrados (Js. 6:18).

Depois de Jericó, a cidade de Ai seria a próxima nos planos de conquista de Josué. Confiante na vitória, ordenou o ataque. Contudo, Israel sofreu nesse dia uma pesada derrota (Js. 7:2-3).

Quando Josué, rasgando as suas vestes, se prostrou diante da Arca da Aliança e perguntou ao Senhor porque os tinha abandonado nessa batalha, Deus revelou-lhe que alguém do povo se havia apoderado de bens que a Ele haviam sido consagrados na conquista de Jericó.

No entanto, curiosamente, o Senhor não revelou de imediato a identidade do pecador. Em vez disso, ordenou a Josué que santificasse todo o povo, e na manhã seguinte cada tribo se apresentasse, uma a uma, clã a clã, família a família e pessoa a pessoa, diante dele.

Imaginemos agora esse momento. As doze tribos colocadas ordenadamente, uma a uma, esperando a revelação do Senhor, tal como numa vistoria militar na qual o Rei inspeciona o seu exército, pronto a identificar a mínima falha. Toda a nação, imersa num silêncio profundo, aguardava sob o peso da mão de Deus.

Ainda que estivessem inocentes do roubo dos bens consagrados, que outros pecados estariam gravados nas suas consciências?

O Senhor revelou por fim, que Acã, do clã dos Zeraítas, da tribo de Judá, era o pecador, e depois da sua confissão, Acã e toda a sua família foram mortos.
No entanto a consequência do pecado de Acã estendeu-se não só a toda a sua inocente família, mas também a toda a nação de Israel, com morte, derrota e humilhação na batalha. Pelo pecado de apenas um homem, ele, sua família e sua nação sofreram as consequências.

Como igreja, como família que somos, estaremos preparados para ser chamados à presença de Deus amanhã? Sabemos porventura de que forma o nosso pecado poderá estar a afectar outros ao nosso redor?

Similar Posts