Compaixão: uma vida com paixão

Compaixão não é caridade. Compaixão é uma emoção intensa vinda do coração, que envolve uma tristeza profunda pelo sofrimento de outra pessoa. Vai para além de um sentimento de identificação com a pessoa aflita. A verdadeira compaixão está disposta a tomar ação para ajudar a pessoa em necessidade. É uma qualidade tanto de Deus quanto do Seu Filho, Jesus. É uma qualidade esperada de qualquer filho de Deus, de qualquer cristão.

Compaixão é uma vida com paixão.

Por vezes pensamos que a paixão é o poder que sentimos, o fogo do amor ou a energia que sentimos da realização individual. Mas paixão é o amor em ação. É quando sacrificamos os nossos desejos e planos em prol de outra pessoa.

Muitas vezes não é prazeroso demonstrar compaixão, mas é o nosso dever, e isso traz um sentimento de ser realizado.

Exemplo: não é nada prazeroso mudar fraldas ou acordar de noite para tomar conta de uma criança, mas fazemos porque sentimos com paixão a necessidade de cuidar da sua vida.

O ministério de Jesus foi alimentado pela compaixão que Ele sentia pelas pessoas.

Neste lugar de compaixão, Jesus foi movido à ação.

A Bíblia relata várias histórias contando como Jesus viu as necessidades e sentiu compaixão, levando-O à uma ação poderosa que transformou a vida da pessoa para sempre.

Alimentar 5000

A multidão de 5000 homens, mais mulheres e crianças, estiveram com Jesus durante 3 dias.
Neste tempo Jesus se encheu de compaixão e começou a ensinar-lhes.
Continuou a ter compaixão e curou as suas enfermidades.
Continuou a ter compaixão e alimentou a sua fome.

E Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas.

Marcos 6:34

E Jesus, saindo, viu uma grande multidão e, possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos.

Mateus 14:14

Jesus não estava tão interessado no que tinham nas mãos, mas no que estavam a ver.

Alimentar 4000

A primeira multiplicação não foi a única vez que Jesus operou dessa forma. Novamente, Jesus foi movido com paixão para trazer provisão ao povo.

Naqueles dias, havendo mui grande multidão e não tendo o que comer, Jesus chamou a si os seus discípulos e disse-lhes: 2 Tenho compaixão da multidão, porque há já três dias que estão comigo e não têm o que comer.

Marcos 8:1-2

Qual é a nossa paixão?

O que fazemos com paixão?

Queremos o poder de Jesus, mas não queremos ser movidos com paixão, tendo compaixão pelas pessoas à nossa volta.

Só vamos realmente receber e fluir no poder de Jesus, e até talvez demonstrar maior poder do que Jesus, quando temos o mesmo AMOR que Jesus teve.

Quando somos movidos por compaixão, como Jesus foi movido por compaixão, o Céu desce à terra e o Seu Reino é manifesto.

Jesus procura sacrifício com paixão

Os discípulos ainda não entendiam que o poder de Jesus era manifesto por um coração cheio de amor e compaixão. Ainda pensavam em exaltação do ministério de Jesus.

«E, estando ele em Betânia, assentado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher, que trazia um vaso de alabastro com unguento de nardo puro de muito preço, e, quebrando o vaso, lho derramou sobre a cabeça.»

‭‭Marcos‬ ‭14:3‬ ‭ARC‬‬

Deus quer que brilhamos, como Jesus, movido de compaixão sacrificial

«PORTANTO, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual, também, para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Pelo que, também, Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que, ao nome de Jesus, se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim, também, operai a vossa salvação, com temor e tremor; Porque Deus é o que opera em vós, tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus, inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; Retendo a palavra da vida, para que, no dia de Cristo, possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão. E, ainda que seja oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, folgo e me regozijo com todos vós. E vós, também, regozijai-vos e alegrai-vos comigo, por isto mesmo.»

‭‭Filipenses‬ ‭2:1-18‬ ‭ARC‬‬

Como Ter a Compaixão que Teve Jesus?

  • Ouvir o Pai
  • Ver as necessidades
  • Abrir as mãos
  • Entregar o que temos

Quanto Mais Damos, Mais Vamos Receber

Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.

Atos 20:35

Similar Posts