Jeová Rafá, o Deus que cura

Êxodo 12

PÁSCOA
O povo de Israel foi todo curado na celebração da Páscoa. Este povo estava escravizado por centenas de anos, sujeito ao trabalho forçado para a construção de monumentos enormes sem a ajuda de maquinaria moderna. É bem provável que várias pessoas tivessem pernas e braços partidos, má nutrição e diversas enfermidades. Historiadores provam que o povo de Israel tinha uma população de cerca de 4 milhões de pessoas. E quando saíram de Egipto não havia nenhuma pessoa enferma!

Mas, a eles, os fez sair com prata e ouro, e entre as suas tribos não houve um só enfermo.

Salmos 105:37

Jesus traz Salvação e Cura completa

MAR VERMELHO

Então, Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas. 22 E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas lhes foram como muro à sua direita e à sua esquerda.

Êxodo 13:21-22

Passaram pelo Mar Vermelho – simbolicamente representa como cada pessoa é retirada da terra da escravidão para receber a liberdade, através da aceitação da obra de Jesus na Cruz e da Sua ressurreição.

Viram o poder Deus trazendo Salvação – a SALVAÇÃO que recebemos em Jesus, é: o perdão dos pecados, a reconciliação com Deus, a libertação da opressão, a renúncia da maldição, a cura das doenças e a vida eterna.

OLHAR PARA DEUS

E partiram de Pi-Hairote, e passaram pelo meio do mar ao deserto, e andaram caminho de três dias no deserto de Etã, e acamparam-se em Mara.

Números 33:8

Passaram três dias sem água: mais de 4 milhões de pessoas com os seus animais. Este povo estava habituado a trabalhar mas também receber tudo o que precisava do povo do Egipto, não tinham de receber de Deus. Deus era distante, porque não havia um relacionamento com Ele. Deus queria retirá-los do Egito, e também tirar o Egito de dentro dos seus corações. Por isso, o seu foco de sustento tinha de ser no Senhor.

Tiveram que olhar para Deus como o seu sustento

A FONTE MARA

Então, chegaram a Mara; mas não puderam beber as águas de Mara, porque eram amargas; por isso, chamou-se o seu nome Mara. 24 E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber?

Êxodo 15:23-24

Depois de andarem três dias, finalmente encontraram uma fonte de água em Mara, mas estava amarga. A provisão pelas nossas forças só traz frustração e amargura.

Amargura vem por dificuldades contínuas

A CRUZ RESTAURA

E ele clamou ao Senhor, e o Senhor mostrou-lhe um lenho que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces; ali lhes deu estatutos e uma ordenação e ali os provou. 26 E disse: Se ouvires atento a voz do Senhor, teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o Senhor, que te sara.

Êxodo 15:25-26

Moisés atirou um tronco para dentro da fonte com águas amargas e ficaram doces. Deus aqui fala e revela que Ele é JEOVÁ RAFA – o Deus que te Cura.

Na Cruz Jesus restaura a alegria e a esperança; trazendo SALVAÇÃO COMPLETA

Há só um caminho para a salvação: cura e restauração. Podemos tentar buscar a vida, a felicidade, a cura, em coisas deste mundo, mas nada vai trazer a salvação que precisamos.
Deus colocou coisas neste mundo para trazer alguma realização e prazer e para ajudar-nos de uma certa forma, mas a única forma de receber a plenitude de vida é recebermos Jesus, sendo Ele a provisão de TUDO que precisamos.

Jesus, é o único caminho, a verdade e a vida

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.

João 14:6

Só porque já tentaste tudo, até em oração, não significa que Deus não quer trazer a solução para o problema que estás a enfrentar.

Deus quer e pode trazer cura em cada área das nossas vidas.

O segredo de receber de Deus é aproximarmo-nos d’Ele com humildade e FÉ.

Peça-a, porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte.

Tiago 1:6

Fé é acreditar naquilo que não vemos – no impossível

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem.

Hebreus 11:1

Oração de Fé e Imposição de Mãos Libera a Cura

Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores. 14 Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; 15 e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. 16 Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.

Tiago 5:13-16

Similar Posts