O poder do Espírito Santo

Podemos ter alvos para o avanço da nossa vida. Podemos ter projetos para realizar os nossos sonhos. Podemos até ter propósitos e resoluções para alcançar a nossa missão. Tudo isto é bom e muito importante, mas são todas realizações com a nossa própria força e entendimento. 

Jesus sabia que os Seus discípulos podiam fazer muito, mas não conseguiam realizar a missão sem o poder sobrenatural de Deus, na pessoa do Espírito Santo. 

Tudo o que nos esforçamos para alcançar, sem o poder do Espírito Santo em nós, será difícil e, por vezes, frustrante. 

Deus dá-nos um propósito para a nossa vida, mas não temos de o realizar sozinhos: Ele deu o Seu Espírito Santo, para nos ajudar a alcançá-lo.

O ESPÍRITO SANTO NA VIDA DE JESUS

Espírito Santo para Nascer de Novo

A forma como Deus se fez humano e habitou no nosso meio, foi pela obra do Espírito Santo sobre a virgem Maria.

35 E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.

Lucas 1:35

Espírito Santo para Iniciar o Ministério

A forma como Jesus pôde realizar o propósito para o qual estava na Terra, foi pelo poder do Espírito Santo.

21 E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu, 22 e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és meu Filho amado; em ti me tenho comprazido.

Lucas 3:21-22

O ESPÍRITO SANTO NO INÍCIO DA IGREJA

Espírito Santo para Ser Testemunhas

A ousadia e o poder que precisamos para trazer a manifestação de Jesus à Terra, vem do Espírito Santo.

8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.

Atos 1:8

Espírito Santo para Poder Falar Novas Línguas

O Espírito Santo enche cada pessoa
O Espírito Santo vê que cada pessoa é diferente
O Espírito Santo dá a cada pessoa uma forma de comunicar especial

4 E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

Atos 2:4

O Espírito Santo enviou missionários para multiplicar a Igreja

2 E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.

Atos 13:2

O ESPÍRITO SANTO E O CRENTE

Quem Pode Receber o Poder do Espírito?

Todos que queiram receber, mas com o coração certo

Salvo, mas com a motivação errada:

18 E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro, 19 dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo. 20 Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro. 21 Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus.

Atos 8:18-21

Descrente, mas com a motivação certa:

44 E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. 45 E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. 46 Porque os ouviam falar em línguas e magnificar a Deus. 47 Respondeu, então, Pedro: Pode alguém, porventura, recusar a água, para que não sejam batizados estes que também receberam, como nós, o Espírito Santo? 48 E mandou que fossem batizados em nome do Senhor. Então, rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias.

Atos 10:44:48

Como Opera o Espírito Santo?

Dentro do Crente: no ato da Salvação, o Espírito Santo começa a habitar dentro do crente, manifestando o Seu poder através dos Frutos do Espírito, sendo a Santificação ou a Transformação do caráter da pessoa.

22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. 23 Contra essas coisas não há lei. 24 E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.

Gálatas 5:22-24

Serve para a edificação e santificação pessoal do crente.

16 para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior;

Efésios 3:16

Sobre o Crente: Os Dons do Espírito e o Batismo do Espírito – capacitação de poder sobrenatural para realizar a Sua vontade e efetuar o ministério de multiplicação.

8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.

Atos 1:8

11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

1 Coríntios 12:11

Serve para a edificação de outras pessoas e da igreja.

12 Assim, também vós, como desejais dons espirituais, procurai sobejar neles, para a edificação da igreja.

1 Coríntios 14:12

Como Receber o Espírito Santo?

Salvação – pela fé em Jesus, o Espírito Santo começa a habitar no nosso coração

5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. 6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. 7 Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.

João 3:5-7

Batismo do Espírito Santo – ao pedir e desejar, muitas vezes com a imposição de mãos, mas nem sempre, o Espírito Santo vem sobre nós com poder

14 Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João, 15 os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo.

Atos 8:14-15

Continuamente Cheios do Espírito –

18 E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito,

Efésios 5:18

Hoje o Espírito quer transformar o choro em alegria, o cansaço em refrigério e desespero em esperança.

E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.

Atos‬ ‭13‬:‭52‬

Similar Posts