Meditar em…

Atualmente, a meditação está “na moda”. Muitas empresas fornecem horários e locais de meditação para os seus empregados. Os meios de comunicação, psicologia e educação promovem a meditação como uma metodologia relaxante e calmante para combater os altos níveis de stress da vivência moderna e, especialmente, da vida citadina. Variadas técnicas têm sido “emprestadas” pelas religiões orientais, onde a meditação tem sido usada durante séculos como uma forma de alcançar a autoconsciência e um estado de paz espiritual. Na globalização atual das religiões, a meditação é vista como o fator comum no desenvolvimento de uma sociedade tolerante e sincretista.

A meditação cristã, como ensinada na Bíblia, é bem diferente da apresentada pelas religiões orientais. Considerando que a meditação oriental tem como foco o “eu”, a meditação cristã concentra-se em Deus e na Sua Palavra. Em vez da repetição de “mantras”, ou a prática de exercícios de respiração para esvaziar e acalmar a mente, o cristão medita na Palavra de Deus e entra em comunhão com Deus. Em vez de tentar chegar a um “estado de ser”, o cristão visa aumentar o seu relacionamento pessoal com o Senhor.

A meditação cristã é diferente, pois é um processo pelo qual se concentram, deliberadamente, os pensamentos em Deus e na Sua Palavra. A palavra meditação vem do latim, meditari, e significa concentrar. Como Paulo escreve aos Colossenses, (3:2), é: “Pensai nas coisas que são de cima, e não nas coisas que estão na terra”. É o contemplar, refletir, pensar mais, analisar e apreciar tudo o que Deus é, tudo o que Ele fez e tudo o que Ele diz. A principal diferença está na preposição “na”. Nós meditamos na Palavra de Deus.

Há benefícios claros para a meditação bíblica em todas as áreas de nossa vida, (espírito, alma e corpo), mas não é um fim em si mesmo. Em Josué 1:8, lemos: “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido”. Através da meditação, coloca-se a Palavra de Deus no coração, mas depois deve haver uma aplicação que é expressa através de um estilo de vida para os benefícios serem experimentados.

Somos encorajados a meditar na Palavra de Deus como uma disciplina diária. À medida que entramos no nosso lugar secreto de comunhão com Deus Pai, as nossas vidas são transformadas pela Sua presença e Palavra. Em seguida, podemos viver como Seus embaixadores, representando a Sua natureza e Reino diante de todos.

Escrituras Para Meditar
Salmos 1:2; 48:9; 63:6; 77:12; 119:15; Josué 1:8; Romanos 12:1-2

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Meditate On…» in English.]

Similar Posts