person wearing pair of black slides

O repouso do Sábado

Na entrega dos Dez Mandamentos, mais está escrito  sobre como guardar o Sábado do que sobre qualquer outro  mandamento. Esta lei não era apenas uma lei religiosa, que  foi anulada com o estabelecimento da Nova Aliança, mas é  uma lei moral a ser escrita nos corações da humanidade. Deus  estabeleceu o Sábado por duas razões principais: primeiro, para  comemorar a criação e segundo, como um sinal da nossa salvação.  Comparemos uma passagem em Êxodo com uma em Ezequiel.  Êxodo 20:11 diz: ”Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a  terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou;  portanto, abençoou o Senhor o dia de sábado e o santificou.”  O “portanto” refere o motivo de estar ali. Por causa da criação,  Deus santificou este dia. Ezequiel 20:12 diz: “E também lhes dei  os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles,  para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica.” Este  dia de repouso deveria ser uma constante recordação de que em  Cristo somos um sacerdócio real, uma nação santa. 

O repouso é uma posição de confiança. O sétimo dia da  criação foi o primeiro dia para o homem. Fomos criados para  descansar primeiro e depois para trabalhar. Deus estabeleceu  cada dia para começar com o descanso: “E foi a tarde e a manhã:  o primeiro dia” (Génesis 1:5). Este princípio do descanso antes  do trabalho reflecte-se no princípio da graça. Somos salvos pela  graça, não pelas obras, e porque somos salvos, fazemos a Sua  obra (Tiago 2:22). O descanso sabático foi instituído para aliviar  o homem do seu trabalho, tal como Jesus veio para nos mostrar  que não podíamos alcançar a salvação através de qualquer esforço  nosso. A Salvação é uma dádiva. Ao receber a salvação, entramos  no Seu repouso. 

Quebrar o mandamento do Sábado foi considerado uma  das principais razões pelas quais os filhos de Israel foram para  o cativeiro. A entrada em cativeiro pode ser considerada uma  metáfora, porque hoje em dia muitos são escravos do seu trabalho, ou, por outras palavras, são viciados no trabalho. O seu  excesso de trabalho acumula stress e tem consequências negativas  na saúde mental e física de uma pessoa. O stress, que é a principal  causa de doenças, acumula-se e multiplica-se quando há privação  de sono. O descanso renova a alma; sem ele a mente enlouquece.  Enquanto descansas, o teu sistema imunitário produz citocinas  protectoras, anticorpos, e células que combatem infecções. Isto  é necessário para combater substâncias estranhas como bactérias  e vírus. Outra consequência da falta de descanso é a depressão.  Isto porque a falta de sono interfere com os neurotransmissores,  o que regula o estado de humor. 

Quando Jesus disse que o Sábado foi feito para o homem  e não o homem para o Sábado, Ele estava a dizer que não  deveríamos complicar o dia de descanso com uma série de  restrições e regras religiosas, mas sim ver o benefício de pararmos  o nosso trabalho e encontrarmos o nosso descanso em Deus.  A decisão mais saudável que podemos tomar é conseguirmos  cada noite umas boas 7 a 8 horas de sono e tirarmos um dia de  folga do horário de trabalho para descansarmos. Para aqueles  que estão no ministério ou que trabalham por conta própria,  isto pode parecer impossível, mas é necessário manter a saúde  física, mental e espiritual. O “sábado” não é necessariamente  um sábado ou um domingo, mas precisa de ser um dia inteiro  por semana. O Senhor deu-nos o Sábado para nosso benefício.  Ele deseja que estejamos saudáveis e prosperemos, tal como a  nossa alma prospera (3 João 2). O nosso Criador sabe como  funcionamos melhor. Ele mandou-nos descansar e chamou esse  tempo Santo.

Escrituras para meditar
Génesis 2:3; Hebreus 4:9-10; Ezequiel 20:11, 19-20; Marcos 2:27; Salmos 37:3-5

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «The Sabbath Rest» in English.]

Similar Posts