O Justo Se Levantará

[Read the devotional «The Righteous Rise Again» in English.]

Em Provérbios lemos: “Sete vezes cairá o justo e se levantará,” (Provérbios 24:16). Isto, realmente, é verdade. Aqueles que conhecem a Deus não desistem. Todos caem, seja em pecado, em tentação, ou na carne, mas o importante é o que se segue. Ele permanece caído? Amaldiçoa a Deus e culpa os outros? Ou será que sacode a poeira e levanta-se?

David Livingstone, missionário pioneiro e médico em África, disse: “Eu decidi nunca parar sem ter chegado ao fim e cumprido o meu propósito.” No século XIX, Livingstone foi o primeiro missionário a levar o Evangelho ao interior da África. Ele confrontou tribos hostis, doenças e muitas dificuldades enquanto viajava de Angola a Moçambique e da África do Sul para o Quênia. Ele poderia ter desistido a qualquer momento, mas a sua fé levantou-o. Ele disse: “Eu vou a qualquer lugar, desde que seja em frente.”

Os justos são aqueles cujos seus pecados foram perdoados e que nasceram de novo. A justiça não é merecida, mas imputada àqueles que crêem em Jesus como seu Senhor e Salvador. Paulo disse aos Coríntios que por estar em Cristo eles se tornaram a justiça de Deus. (II Coríntios 5:21) Justiça é estar bem diante de Deus. Através do sangue de Jesus, o pecado foi expiado.

O perdão purifica o pecado que nos tinha separado de Deus e é como se nunca tivéssemos pecado. Nós recebemos o perdão confessando os nossos pecados diante de Deus. I João 1:9 diz: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda a injustiça.” João diz ainda que, se pecarmos, temos um Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo, (2:1). Em vez de sermos condenados somos perdoados. Em vez de ficarmos caídos, podemos nos levantar.

Ficar caído é permanecer no nosso pecado. Ficar caído é aceitar a condenação e a derrota. Todos caem, mas é o justo que se levanta novamente. Confessa o teu pecado. Recebe o perdão. Agora, levanta-te e começa a andar em frente novamente. Já reparaste que Jesus Cristo é a nossa justiça? Porque Ele é, nós somos. Estamos em Cristo e Cristo está em nós. Tal como as Escrituras dizem: “Se alguém está em Cristo, é uma nova criação. O velho já passou; eis que tudo se fez novo,” (II Coríntios 5:17).

Depois de caíres podes sentir que é impossível levantares-te novamente, mas lembra-te que maior é o que está em nós do que aquele que está no mundo, (I João 4:4). Jesus é Super. Nós somos homens e mulheres. Então, o que somos nós quando Jesus está nas nossas vidas? Super-homens e Super-mulheres! Levanta-mo-nos na força do Senhor, e não na nossa. Meros homens vivem da força da sua carne; da força humana e da natureza. É por isso que eles se dividem em contendas, luxúrias e invejas.

Mas ao vivermos do homem interior, da natureza divina de Cristo em nós, torna-mo-nos mais do que vencedores. Com Cristo, podemos subir com asas como águias. Nós podemos correr sem nos cansarmos. Podemos caminhar sem desfalecer (Is. 40:31). Olha para onde queres ir, não para onde não queres ir. Quando Pedro olhou para o Senhor, andou sobre as águas, mas quando ele olhou para as circunstâncias, ele começou a cair. Pedro pensou que, como homem ele poderia perdoar até sete vezes. Mas, Jesus disse que ele deveria perdoar até 70 x 7. O homem tem limites. O super-homem não.

Assim, se caíres sete vezes, podes levantar-te novamente.

Escrituras Para Meditar
Provérbios 24:16; I Coríntios 3:3; Romanos 4.5-6; II Coríntios 5:21; I João 1:9; 4:4; Romanos 8:37

Publicado por

Pr. James Reimer

Pr. James Reimer

James Reimer nasceu em Fairbanks, Alaska, EUA. Apesar de ter sido criado num lar cristão, ele envolveu-se no tumulto da década de 60 e entrou na subcultura das drogas. Na véspera de 1971, em Starnberg, Alemanha, a sua vida mudou radicalmente ao ter um encontro com Jesus Cristo. Leia a biografia completa