O nosso Deus Omnipresente

[Read the devotional «Our Omnipresent God» in English.]

Para onde me irei do Teu Espírito? Ou para onde fugirei da Tua presença.”

Esta revelação da omnipresença de Deus, e as suas implicações, maravilharam Davi, (no Salmo 139). Deus estava presente quando ele foi formado no ventre da sua mãe. Nas horas escuras da noite, mesmo quando o seu dia parecia noite, Deus estava lá. Se ele subisse ao céu, ou descesse às profundezas do Seol, Deus estaria lá. Davi deixou a sua imaginação vaguear imaginando que se tomasse as asas da alva, ou habitasse na extremidade do mar, ainda ali Deus estaria presente. Independentemente de ele ver, ou sentir Deus, ele sabia que Deus estava com ele.

A omnipresença de Deus é um conforto para aqueles que O conhecem. Quando Davi diz:” Tu me cercaste em volta” (versículo 5), ele não se refere a uma situação negativa. Ele não se sente como se tivesse caído numa armadilha, mas sentia-se protegido. Ele sabia que Deus nunca o abandonaria. Independentemente das circunstâncias pelas quais passasse Deus estaria lá. Alguns tentaram esconder-se de Deus, ou fugir, mas é fútil, pois Deus está sempre presente.

Alguns pensam que Ele não vê o que fazem, ou ouve o que dizem, mas Deus está sempre presente. Quando pecamos é como se tivéssemos a virar as costas a Deus. Naquele momento nós não o vemos, e pensamos que Ele não nos vê, ou que Ele não está lá, mas Ele está. Arrependimento é quando nos viramos e tomamos consciência da Sua presença e de que os Seus caminhos são perfeitos e os nossos não são. É quando decidimos caminhar na Sua direção; na Sua luz.

Davi termina este Salmo dizendo: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. Vê se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno.” Davi, não queria que nada prejudicasse a sua consciência ou experiência da presença de Deus. Quem quereria fugir do puro amor? Quem se quereria esconder da Sua bondade? Noutro Salmo, Davi escreve: “Quão amáveis são os teus tabernáculos, ó Senhor dos exércitos!” (Salmo 84). Davi amava o facto de Deus estar em todo o lugar em que ele estava, e ele só queria estar onde Deus estava.

Se não estás a sentir a Sua presença na tua vida, então está na altura de te virares.

Escrituras Para Meditar
Salmo 139; 84; 100:2; 122:1

Publicado por

Pr. James Reimer

Pr. James Reimer

James Reimer nasceu em Fairbanks, Alaska, EUA. Apesar de ter sido criado num lar cristão, ele envolveu-se no tumulto da década de 60 e entrou na subcultura das drogas. Na véspera de 1971, em Starnberg, Alemanha, a sua vida mudou radicalmente ao ter um encontro com Jesus Cristo. Leia a biografia completa