people on beach

Reboot

[Read the devotional «Reboot» in English.]

Há uns dias, tivemos um pastor de Angola e a sua família de visita à nossa casa. O filho do pastor, Josué, num destes dias falou comigo e disse que tinha recebido uma palavra profética para nós. Ele gosta de falar em Inglês connosco e disse que a palavra que ele havia recebido era: «Reobote». Assim que ele começou a falar em Inglês os meus ouvidos ficaram sintonizados para o Inglês, e quando ele disse: «Reobote» eu ouvi «reboot» (reiniciar). «Reobote» é a palavra em Português para o inglês «Rehoboth». Ele, então, explicou que Deus nos estava a dar um lugar seguro e de paz no qual iríamos dar muito fruto. Foi, então, que eu entendi que ele estava a dizer «Reobote» e não «reboot». Reobote foi o nome dado a um poço que Isaque tinha escavado perto de Berseba. Depois da morte de Abraão, os poços que tinham sido escavados foram entulhados pelos filisteus. Isaque voltou a cavar os poços do seu pai e os filisteus de Gerar discutiram com ele por causa destes poços. Em cada conflito, Isaque mudou-se até que ele veio para Reobote. Ao escavar novamente este poço, Isaque encontrou a paz. O nome Reobote significa: «Porque agora nos alargou o Senhor, e crescemos nesta terra,» (Génesis 26:22).

Eu fui abençoado por esta palavra, que me foi dada através deste jovem, servo do Senhor, mas o que ficou retido no meu coração foi a palavra «reboot» (reiniciar). Reboot é uma adição recente ao nosso dicionário, que deve o seu significado à tecnologia informática. É o processo de reiniciação de um computador. Às vezes é necessário reiniciar para se recuperar de um erro, ou reiniciar drivers, ou dispositivos de hardware. Envolve desligar e, em seguida, ligar de novo o computador. Eu tive um computador que ficava com a caixa de mensagens cheia de spam e mensagens indesejadas, e por isso entrava em “greve”. De vez em quando eu tinha que limpar a minha caixa do lixo, eliminar programas indesejados e mensagens, e em seguida, desligar e começar tudo de novo. Foi neste lugar de “reboot” que mais uma vez encontrei espaço para ser frutífero e produtivo.

Às vezes é preciso reiniciar a nossa vida, e não apenas os nossos computadores. Quando tu estás preso a fazer algo pelo qual não estás apaixonado, quando a tua vida é conduzida por medos e controlada pela pressão de executar, então é hora de reiniciar. Quando os conflitos com os outros são muito comuns, é hora de reiniciar. Quando Deus parece distante e as tuas orações vazias, é hora de reiniciar. Quando as expectativas que os outros têm colocado em ti são muito difíceis de suportar, é hora de reiniciar. Reiniciar é recomeçar. É voltar para o objetivo principal e para a chamada sobre a tua vida. É voltar a funcionar para aquilo que foste criado para funcionar.

A reiniciação é desligar, ou desconectar, com o que está a acontecer na tua vida e encontrar Deus. É parar a correria e ter um encontro com Deus. Moisés subiu ao monte, Paulo foi para o deserto e Jesus saiu para ficar sozinho para se conectar com o Pai. Tu podes dizer que tens muitas exigências sobre a tua vida para “reiniciar,” e dizer que muitas pessoas dependem de ti para que possas “desligar”, mas a verdade é que se não reinicias, então tu não serás capaz de ir para a frente. Tempo livre não é perda de tempo. É hora de reajustar as tuas prioridades, reavaliar as tuas responsabilidades e renovar o teu «primeiro amor,» (Apocalipse 2:4). Hoje é o dia de começar de novo. Hoje é o dia de novos começos. À medida que renovas as tuas forças “desligado” das pressões e “ligado” com Deus, tu vais subir com asas como águia, vais correr e não te cansarás e vais andar e não desfalecerás, (Isaías 40:31).

Escrituras para meditar
Génesis 26:17-25; Isaías 40:31; 42:9; II Corintios 5:17; Apocalipse 2:3-5.

Similar Posts