Visão

Ao olhar para a declaração da visão de uma igreja, empresa ou organização, pode-se ter uma ideia do percurso a que essa entidade se propõe. A visão define a rota da progressão. Quando alguém caminha, olha para a frente e não para baixo, para os seus pés. Uma pessoa ou organização com uma visão sabe onde quer chegar. Com uma visão clara, pode ser estabelecida uma estratégia pela qual se realiza essa visão. As estratégias podem mudar, mas a visão deve permanecer como seu foco.

Deixe-me dar-lhe alguns exemplos de organizações que têm sido fiéis à sua visão. Youth With A Mission (Jovens Com Uma Missão) têm como visão: Conhecer a Deus e torná-lo conhecido. A estratégia é formar jovens, através de escolas de discipulado e enviá-los para evangelizar. A World Vision (Visão Mundial) afirma: Para cada criança, a vida é a sua plenitude. A visão da Special Olympics (Olimpíada Especial) é: Transformar comunidades, inspirando pessoas de todo o mundo; abrir mentalidades para que aceitem e incluam as pessoas com deficiências assim como outros que são vistos como diferentes. A visã, da Save the Children (Salvem as Crianças), é: Um mundo no qual cada criança atinge o direito à sobrevivência, proteção, desenvolvimento e participação. A Missão Carismática Internacional de Bogotá, na Colômbia, tem uma visão: ganhar, consolidar, discipular e enviar.

Toda a organização que tenha uma visão clara será bem-sucedida se permanecer fiel e se mantiver dentro dos seus parâmetros. Tudo o que faz e as estratégias que emprega devem ser de acordo com a sua visão. O mesmo se aplica à vida pessoal. Provérbios diz: «Onde não há profecia (visão) o povo se corrompe» (Provérbios 29:18). Sem uma visão clara, vive-se um dia de cada vez, sem objetivos e, portanto, sem o desejo de disciplina. Deus deseja que nós vivamos com propósito e que tenhamos uma estratégia, para atingir esse objetivo.

A declaração da visão de Paulo era a seguinte: «[…] para conhecê-Lo, (Cristo), e o poder da sua ressurreição, e a participação dos seus sofrimentos, conformando-me a Ele na Sua morte, para ver se de algum modo posso chegar à ressurreição dentre os mortos» (Filipenses 3:10-11). Devido a isto, ele considerou tudo na sua vida como lixo. Ele foi fustigado no seu corpo, ele jejuou, passou noites sem dormir, e sofreu perseguição, tudo para alcançar o seu objetivo. A visão deve ser singular. Uma visão dupla produz uma mente e coração divididos. Uma pessoa não pode seguir duas direções ao mesmo tempo. A sua visão determinará os seus amigos, porque só pode andar com quem caminha na mesma direção e que tem a mesma visão.

Quando alguém tem uma visão clara, sabe quando a cumpriu. Ao escrever a Timóteo, Paulo diz: «Combati o bom combate, terminei a carreira, guardei a fé.» Havia um sentimento de satisfação por terminar bem. A sua vida tinha um propósito, e embora não tivesse sido fácil, ele foi capaz de alcançar o seu objetivo.

Escrituras Para Meditar:
Amós 3:3; Filipenses 3:7-16; Provérbios 29:18; II Timóteo 4:6-8; Tiago 1:5-8

Publicado por

Pr. James Reimer

Pr. James Reimer

James Reimer nasceu em Fairbanks, Alaska, EUA. Apesar de ter sido criado num lar cristão, ele envolveu-se no tumulto da década de 60 e entrou na subcultura das drogas. Na véspera de 1971, em Starnberg, Alemanha, a sua vida mudou radicalmente ao ter um encontro com Jesus Cristo. Leia a biografia completa