Criatividade Santificada

Por: Fernando Sousa / Ilustração: Peterson Paiva

Se eu pergunto a um grupo específico de pessoas se elas consideram-se criativas, pode ter certeza de que boa parte vai dizer que não. Mesmo na igreja as pessoas conectam a criatividade com a ideia dos artistas e suas obras, os quadros pintados no museu, as habilidades com algum instrumento musical, e acreditam que não se enquadram no perfil de alguém criativo. Mas, eis que eu vos trago boas novas: Você é criativo, porque é filho de um Deus criativo! Ele nos criou à sua imagem e semelhança e assim podemos caminhar com a identidade de seres com a capacidade de criar, enquanto estamos a relacionar-nos com Ele. 

Jesus usou a sua criatividade em todos os momentos, inclusive no seu relacionamento com o Pai. Gosto de pensar em duas vertentes de sermos criativos quando conhecemos a nossa identidade de filhos: A criatividade exercida na vertical (no nosso relacionamento com Deus) e na horizontal (no nosso relacionamento com as pessoas). 

Enquanto se relacionava com Deus, Jesus saía pelas ruas a partilhar o amor e a manifestar o Reino de forma criativa. O relacionamento com Deus pode ser mais criativo e dinâmico do que podemos imaginar. Pensa em Jesus a ter que usar uma linguagem acessível, através das parábolas, ao pregar o evangelho e até as diversas formas com que Ele manifestava o Reino. Imagina Jesus a pegar num pouco de terra, colocar saliva e pedir que um cego a fosse a lavar. Ou que alguém fosse encher vasos com água, que posteriormente Ele transformou em vinho. Ou imagina multiplicar 5 pães e 2 peixes para uma multidão de mais de 5 mil pessoas. Ele poderia ter realizado estas maravilhas de um modo simples e prático, afinal Ele é Deus. Mas, acredito que Jesus quer mostrar-nos que existem diferentes maneiras de viver e trazer o Reino de Deus e manifestá-lo aqui na Terra. 

Todos nascemos criativos, acontece que, assim como a nossa vida cristã, precisamos de desenvolver a nossa criatividade e encontrar a nossa própria chama. Ore para que o Espírito Santo mostre estratégias criativas para se relacionar com Ele e com as pessoas e comece a declarar a partir de agora: Eu sou criativo!

Similar Posts