Pérez

Por: Natasha Paiva

Nos capítulos 37 a 50 de Gênesis (ler em casa), surge a história de um dos grandes heróis da fé. Mas gostava de focar na história do capítulo 38, onde vemos uma interrupção na história de José.

Resumindo, essa história fala sobre a vida de Judá, que era filho de Jacob. Podemos ver que esta história fala sobre a desobediência e o pecado da vida de Judá e seus filhos.

Judá foi cúmplice na trama contra o seu irmão José, Judá desobedeceu a Deus e casou com uma mulher cananita, Suá. A geração de Judá era má, seu filho mais velho Er, casou-se com Tamar, e devido ao seu mau comportamento, Deus o matou (Gn38:7). Seu segundo filho Onã, recusa a cumprir as tradições impostas por Deus, que era continuar a descendência de seu irmão. Por fim, Deus também mata a Onã pela sua desobediência (Gn38:10).

Judá envia Tamar de volta para casa de seu pai e promete-lhe que quando seu filho mais novo, Selá crescesse se casaria com ela. Mas no decorrer da história isso não aconteceu. Tamar estava frustada e sentiu-se enganada pois Selá havia crescido e Judá não tinha cumprido a sua promessa. Então Tamar foi astuta e enganou a Judá, que a engravidou de gémeos (Gn38:11-18. Tamar, agora grávida, iria cumprir a tradição daquele povo e teria que receber o direito da primogenitura de Judá, uma vez que seu filho primogénito, Er, havia falecido sem deixar descendentes.

Génesis 38:27-30

Na altura do nascimento dos gémeos, O primeiro bebé colocou o braço de fora, foi lhe colocada uma pulseira vermelha e supostamente era o filho mais velho, o filho que teria o direito da primogenitura.

Recolhendo ele o braço, para dentro do ventre de Tamar, o curso da história mudou, seu irmão conseguiu nascer primeiro, rompendo com o que seria normal ao olhos humanos. Foi lhe dado o nome de Pérez e ao seu irmão Zerá.

Gostava de focar em 3 pontos da história para refletirmos

  1. GRAÇA VS PECADO, Independentemente do pecado e desobediência de Judá, Deus escolheu Pérez para fazer parte da genealogia do rei Davi e de Jesus, restaurando assim toda sua descendência (Mt1:1-3). A graça de Deus é o favor não merecido sobre nós, não importa o nosso passado, erros, pecado ou os nossos acertos, Deus nos ama incondicionalmente e quer restaurar a nossa história. Mas para isso e necessário rompermos com o natural.
  2. PRIMOGENITURA E DESCENDÊNCIA, Em Hb12:22-23 fala que somos a “igreja dos primogênitos”. através de Jesus fomos escolhidos, temos uma Porção Dobrada, um Sacerdócio Real. Deus quer restaurar, prosperar e aumentar a nossa família. Somos chamados para sermos jovens influentes neste mundo, romper com as estruturas e ocupar lugares de importância na nação e gerar para o avivamento na igreja. Assim como fez com Pérez e a sua casa! (Rt4:18; 1Cr27:2-4 e Ne11:6)
  3. NATURAL VS ESPIRITUAL, Ao longo da bíblia vemos algumas histórias semelhantes a essa, em que o homem escolhe segundo os padrões do mundo, mas Deus olha para o coração e escolhe segundo o seu propósito. Vemos isso com Jacó, Pérez e Davi. Os planos de Deus para nós são maiores do que podemos pensar. Tu és escolhido por Deus para romper com os costumes e padrões desta geração.

Artigo publicado no Royals Magazine, de 28/10/2018.

ROYALS – Uma Juventude Real

Segue-nos:
www.facebook.com/RoyalsLX
www.instagram.com/royalslx

Similar Posts