people on beach

Toma o Teu Lugar: 2 a 7 de Setembro

Desenvolvo o dom que há em mim!

“E muito tempo depois veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles. Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles. E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles granjeei outros dois talentos. Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste; E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?”
— 
Mateus 25:19-26

Nesta passagem bíblica, Jesus relata-nos como é o Reino dos Céus através da parábola dos dez talentos. Podemos aplicar esta parábola à nossa própria vida: o senhor representa Deus, os servos somos nós, e os talentos podem ser interpretados como os dons que nos são dados.

Em primeiro lugar, quando são distribuídos os dons pelos servos, o senhor não utiliza qualquer critério para o fazer. Ou seja, cada servo recebe os talentos que o senhor entende por bem. Nenhum dos servos era superior ao outro. Nenhum se destacava aos olhos do senhor. Nenhum tinha privilégios especiais em relação ao outro.

E, connosco é igual! Deus não tem preferidos! Como é referido em Actos 10:34, “(…) Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas”. Isto significa que todos somos amados por Deus e todos temos acesso à Sua presença pois todos somos especiais e únicos para Ele. Em João 1:12 também diz que “Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus.” Todos temos a possibilidade de passar a ser filhos e “beneficiar” de tudo o que isso representa!

Por outro lado, tal como os servos tiveram de prestar contas ao senhor, também nós teremos de prestar contas pela nossa vida, em especial, prestar contas em relação ao que fizemos ou não fizemos com aquilo que Deus nos deu. Aqui sim vemos Deus a utilizar um critério para “distinguir” o servo bom do servo mau: o que fizeram com aquilo que Deus lhes deu. Temos as mesmas oportunidades, contudo, os resultados poderão ser diferentes dependendo da nossa atitude, ou seja, o que fazemos com aquilo que o Senhor coloca nas nossas mãos.

Deus não se agrada que fiquemos passivos e sejamos meros conhecedores da Palavra e não cresçamos na nossa fé. O Senhor convida-nos a sermos diligentes e ativos na nossa fé, a posicionarmo-nos enquanto filhos d’Ele e a levar o Seu reino a qualquer lugar por onde passamos!

Tópicos de oração

· Obrigada Senhor pelos dons que me deste!
· Quero ser obediente e desenvolver os dons que tenho!

· Espírito Santo peço-Te que me uses para que seja cumprido o Teu propósito na minha vida!

· Quero ser um “servo bom e fiel”!


TOMA O TEU LUGAR
A presença de Deus é a nossa prioridade, manifestar o seu reino é o nosso mandato.

Durante este ano, iremos ter para cada semana, um pequeno texto para meditares e alguns tópicos de oração. Sozinho ou em grupo, em casal ou em família, usa este recurso para que Deus tome o Seu lugar na tua vida e tu tomes o teu lugar no Seu plano.

[Publicado ao domingo, em https://www.logoscc.org/toma-o-teu-lugar]

Similar Posts