people on beach

Toma o Teu Lugar: 2 a 8 de Dezembro

Multiplico o que me foi entregue!

Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
— Mateus 25:21

A segunda vinda de Jesus é mencionada na Bíblia através de pessoas e perspetivas diferentes. No entanto, à exceção do Pai, ninguém sabe o ano, o mês, o dia ou hora em que Jesus voltará. Por esta razão somos alertados várias vezes pela Palavra para não nos desleixarmos, mas sim para estarmos atentos e preparados para este grandioso momento. Durante o tempo que caminhamos nesta terra, temos o dever de cumprir o propósito para o qual fomos chamados.

Na parábola dos talentos, Jesus relata que o senhor distribuiu talentos por 3 servos. O senhor representa Deus e nós somos representados pelos servos. A um servo o senhor deu 5 talentos, a outro 2 e a outro 1. Ao lermos a parábola vemos que o primeiro multiplicou os seus talentos para 10, o segundo multiplicou para 4 e o último guardou o seu talento. Quando o senhor regressa diz aos dois primeiros servos “Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor”.

Podemos verificar algo interessante: Deus não faz distinção entre o resultado apresentado pelo primeiro (10 talentos) e pelo segundo servo (4 talentos). A ambos chamou de bom e fiel servo e a ambos disse que como haviam sido fieis no pouco lhes seria entregue muito. O Senhor classificou de “pouco” os talentos que havida dado a um e a outro servo; embora, quantitativamente, fossem diferentes, para Deus, eram exatamente a mesma coisa!

Por vezes, consideramos que Deus é mais generoso com outros do que connosco e que aquilo que nos é dado é inferior e, portanto, não tem grande significado ou expressão. Este tipo de sentimentos leva a desconsiderarmos aquilo que temos na nossa mão e a cairmos no erro do último servo. Estes pensamentos estão errados! Porque os planos de Deus para nós são muito além daquilo que podemos pedir ou imaginar (I Coríntios 2:9).

Temos a responsabilidade e o privilégio de pegar no “pouco” que Deus nos concedeu e multiplicá-lo, fazendo Jesus conhecido por onde quer que andamos, abençoarmos quem necessita, sermos zelosos pela obra do Senhor, sermos a expressão do amor de Deus nesta terra tudo para que quando Jesus voltar, Ele nos diga: “Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor”.

Tópicos de oração

· Reconheço que depositaste talento nas minhas mãos!
· 
Tenho o dever de multiplicar esse talento, proclamando o Teu nome!
· 
Por onde quer que eu ande, o Teu nome será conhecido!
· 
Quero ser um(a) servo(a) bom(boa) e fiel!


TOMA O TEU LUGAR
A presença de Deus é a nossa prioridade, manifestar o seu reino é o nosso mandato.

Durante este ano, iremos ter para cada semana, um pequeno texto para meditares e alguns tópicos de oração. Sozinho ou em grupo, em casal ou em família, usa este recurso para que Deus tome o Seu lugar na tua vida e tu tomes o teu lugar no Seu plano.

[Publicado ao domingo, em https://www.logoscc.org/toma-o-teu-lugar]

Similar Posts