people on beach

Toma o Teu Lugar: 5 a 11 de Agosto

Sob a Tua Palavra irei e por Ti transformado serei!

Não temas; de agora em diante serás pescador de homens.
— Lucas 5:10

Este texto tão conhecido relata-nos o episódio em que Jesus “elege” os primeiros discípulos. Após uma noite intensa de pesca, sem sucesso, Jesus diz a Simão Pedro para voltar para alto mar e lançar as redes.

Jesus pede a Pedro para fazer uma coisa sem sentido aparente. Já haviam tentado durante uma noite inteira e não tinham conseguido pescar qualquer peixe. Provavelmente, Pedro e André estariam exaustos. Deveriam igualmente estar desanimados por não terem sido bem-sucedidos. Certamente que Pedro e André só quereriam ir descansar para, rapidamente, voltar ao trabalho e recuperar o tempo perdido.

E, é neste contexto que Jesus diz a Pedro para voltar a alto mar e pescar.

Nesta altura, Pedro ainda não era discípulo de Jesus. Portanto, não conhecia o Seu poder e o que representava uma ordem vinda da Sua boca. Por isso, ainda mais “estranho” era o que Jesus estava a dizer. No entanto, Pedro aceitou o desafio de Jesus e foi com base na Sua palavra! Sabemos bem o que aconteceu a seguir: lançaram as redes e os peixes eram tantos que as redes se romperam. Foram obrigados a pedir ajuda a outros pescadores para recolher todo o peixe pescado.

Por vezes, enfrentamos situações semelhantes. Estamos exaustos. Abatidos. Cansados de não ter sucesso. Já tentámos por diversas vezes e as coisas não correram bem. E por vezes Jesus pede para, exactamente, voltarmos a tentar uma vez mais. E só temos duas opções: 1) ou fazemos com base na Palavra de Jesus ou, 2) desistimos. Se aceitarmos o desafio de Jesus, o resultado será diferente do que experimentámos anteriormente! Uma coisa é fazermos com o nosso entendimento, com os nossos métodos, através das nossas capacidades. Outra bem diferente é agirmos segundo a Palavra de Jesus!

Em seguida, Pedro fica maravilhado, reconhece a autoridade de Jesus e, por outras palavras, diz-Lhe para se afastar pois não se considerava digno. Jesus, de forma subtil, diz para não se preocupar com isso pois a sua condição iria ser mudada: deixaria de ser um mero pescador para passar a ser um pescador de homens.

Jesus não se importa com a nossa condição. Ele “elege-nos” sabendo e conhecendo o nosso estado. A nossa condição não afasta Jesus. Ele toma-nos tal qual somos, transforma-nos por completo e, em seguida, confia em nós para fazermos o mesmo com outros.

Outrora estávamos num lago (mundo) imundo, agitado, com água turva que impedia de vermos para onde seguíamos, onde a luz não entrava e a esperança não reinava. E Jesus “pescou-nos”. Fomos retirados desse lago e colocados no Rio de Deus, de águas tranquilas, limpas, onde brilha a luz e vemos para onde caminhamos: A VIDA ETERNA!

E é isto que Jesus diz a Pedro (aplicável a nós!), “de agora em diante serás um pescador de homens”. Jesus espera que ajudemos pessoas a sair daquele lago imundo e a passar para o Rio de Deus que conduz à vida eterna!

Tópicos de oração
· Agirei segundo a Tua Palavra mesmo que pareça não fazer sentido!
· Sou um(a) discípulo(a) Teu! Quero ir onde Tu me enviares e quero fazer o que me pedires!
· Aceito que não te importas com a minha condição e que aperfeiçoas o Teu poder em mim!
· Reconheço de onde me tiraste e farei o mesmo com os que me rodeiam!


TOMA O TEU LUGAR
A presença de Deus é a nossa prioridade, manifestar o seu reino é o nosso mandato.

Durante este ano, iremos ter para cada semana, um pequeno texto para meditares e alguns tópicos de oração. Sozinho ou em grupo, em casal ou em família, usa este recurso para que Deus tome o Seu lugar na tua vida e tu tomes o teu lugar no Seu plano.

[Publicado ao domingo, em https://www.logoscc.org/toma-o-teu-lugar]

Similar Posts