Tudo vai ficar bem

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”
João 14:27

Esta semana durante o meu tempo devocional, fui interrompida pelo meu filho, que se levantou mais cedo. Como habitual, quando acorda, veio aninhar-se ao meu colo, aproveitei a oportunidade para lermos juntos. Li um capítulo do livro de II Coríntios, depois, porque acho que as palavras de Paulo, nem sempre são simples de entender, para uma criança da sua idade, fiz a leitura de outro capítulo do livro de Provérbios (conselhos aos jovens). 

Apesar de se ter levantado cedo, percebi que continuava atento, por isso, depois da leitura, perguntei-lhe se podíamos orar, ele disse que sim e eu não facilitei, embora não tenha feito uma oração de uma hora, oramos por quase tudo: professores, colegas, governantes, médicos, doentes, família, igreja… depois de tudo isto, ele aninhou-se novamente e simplesmente dormiu. 

Foi ao olhar para ele, em sossego, em paz, que Deus me fez meditar sobre este sentimento, a PAZ.

Jesus diz que nos deixa a Sua paz, ou seja Ele já deixou paz… Não como o mundo a dá, para que não se inquiete o nosso coração, nem se atemorize. Nas circunstâncias atuais, com uma pandemia que nos assola a todos, temos orado por tantas coisas, e todas elas válidas, mas eu creio que é importante também oramos por paz e transmitirmos essa paz que Deus nos deu. 

Não falo de palavras vãs de consolo, de falsas esperanças, ou de palavras ocas repetidas vezes sem conta, falo daquela segurança, no nosso íntimo que nos diz que tudo vai ficar bem, que afirma que Deus está no controle (Isaías 26:3). 

Vivemos tempos em que a nossa paz (a paz que o mundo dá), não é suficiente, pois a nossa paz é abalada pelas nossas circunstâncias. Sentimos paz, quando as coisas nos correm bem, quando o nosso casamento, a nossa família, o nosso emprego, os nossos bens, a nossa vida não estão em risco, quando surge uma circunstância que abala a nossa segurança, facilmente perdemos a nossa paz. 

Nestas alturas, temos que buscar a paz que Cristo nos deixou, “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.” — Filipenses 4:6.

Os nossos filhos, a nossa família, os nossos irmãos da igreja precisam das nossas orações para sentir está tranquilidade, esta paz que excede todo o entendimento, que no faz ver a luz no meio do caos. 

Muitas coisas negativas estão a acontecer, e alguns de nós, crentes, vamos ser apanhados nestas circunstâncias, seja em situações de doença, aflições, desemprego, talvez até morte. Se tens tido dificuldade em aquietar o teu coração, em sentir esta segurança, em sentir paz, é tempo de falares com Deus, de entregares a Ele esses sentimento que te assolam e roubam a tua tranquilidade e pede para que Ele preencha o teu coração com a paz que Jesus já te deu.

Não estás sozinho, Jesus está contigo, Ele continua a falar às tempestades. No final do dia, quando fecho os meus olhos sabendo que Jesus está comigo, eu durmo em paz, e sei que tudo vai ficar bem!

(Ilustração: António Gomes)

Similar Posts