people on beach

Antes da Criação

[Read the devotional «Before Creation» in English.]

A Bíblia inicia com uma afirmação: “No Princípio…”. Esta afirmação dá início à história do mundo natural, tal como o conhecemos. Os céus e a terra são criados; mas no versículo 2, de Génesis capítulo 1, parece haver uma interrupção para outro cenário, um cenário de abismo, vazio e trevas. Antes da criação, Deus era, e Ele é luz.O que Deus cria é perfeito e reflecte a Sua natureza.

Então, algo deve ter acontecido entre o versículo 1 e 2. Durante anos este assunto tem sido tema de discussão entre os teólogos. Alguns falam duma raça pré-adâmica que deu origem aos demónios. Alguns dizem que se refere a era dos dinossauros, era do gelo (glacial) e destruição da vida. Eu acredito que este cenário é o resultado da queda de Satanás e dos seus anjos. Eles foram expulsos do céu para a terra e isto originou confusão, trevas e vazio à existência.

Se esta é a interpretação correcta do fenómeno, então a terra precisou de ser recriada. No versículo 3 nós vemos o primeiro acto de Deus na restauração dos céus e da terra para o Seu propósito divino. Deus disse: “Haja luz!”. Este foi o primeiro dia, ou fase, para colocar a terra em ordem. Este acto de separar a luz das trevas, não era a criação da luz natural, dada pelas estrelas, lua e sol, porque estes foram criados no quarto dia. Foi sim, uma separação espiritual, ou por outras palavras, santificação. As fronteiras para as trevas foram estabelecidas, para que a luz pudesse governar.

Eu vejo este padrão da criação a operar ainda hoje nas nossas vidas. Antes que surja uma nova criação, deve haver uma separação do pecado e da destruição causada por ele. Tal como o pecado de Satanás destruiu o plano original de Deus que precisou de ser recriado, também o pecado do homem destruiu o plano de Deus para o homem, e este teve que renascer. O primeiro passo para o novo nascimento é o arrependimento. Este é o “haja luz”, a separação das trevas. A luz e as trevas não se misturam. Elas são distintas e separadas. Sem arrependimento não há fé, e não há salvação.

A fé não é o resultado do reconhecimento mental da verdade, mas sim uma mudança de direcção e pensamento. Depois do arrependimento, Deus pode começar a criar todo o Seu “bom” nas nossas vidas. Tu tens que sair para entrar. Tens que ser capaz de largar, para agarrar. Tens que te afastar das trevas para entrares na luz, então podes experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. É nesta altura que Deus diz: “É bom!”

Escrituras para Meditar
João 1:1; Romanos 12:1-2; II Coríntios. 5:17; Actos 2:38; 3:19; I Pedro 2:9

Similar Posts

  • ·

    Regressa ao fogo

    Um grupo de jovens, ao regressar de um acampamento, perguntou-me como poderia manter a experiência espiritual que tinha vivido. Eles estavam “em fogo” e não queriam perder essa chama ao regressarem à rotina diária da vida. Tal como o carvão arrefece ao ser retirado do fogo, também a vida espiritual esmorece quando é retirada da…

  • ·

    Rios de Água Viva

    Ao longo do Seu ministério na terra, Jesus estava determinado a explicar o trabalho e o propósito do Espírito Santo. Um pouco depois de Jesus ter esta conversa com a mulher no poço, ele disse aos seus discípulos que quando o Espírito Santo viesse, Ele seria como um rio de água viva fluindo através deles (João 7:38). Há uma diferença entre um poço e um rio. Um poço fornece a salvação para o indivíduo e um rio traz esta água viva aos outros. Isto fala de duas experiências e propósitos distintos.

  • ·

    Sonda-me

    O rei David foi um homem segundo o coração de Deus. Uma  e outra vez nos Salmos vemo-lo ansiar pela presença de Deus e  procurar diligentemente o Seu coração. Para David, o pior cenário  imaginável era ser excluído da Sua presença e que o Espírito Santo  lhe fosse tirado. Enquanto jovem, David viu o estado…

  • ·

    O Big Bang

    A teoria que mais prevalece hoje, acerca da origem do universo, é a teoria do Big Bang. Essa ideia, formulada por Georges Lemaître, em 1927, observa que o universo está em expansão contínua e afirma que essa expansão pode ser rastreada no tempo até um único ponto de origem. Desde a primeira publicação dessa teoria,…