lighted running signage

Eu não preciso

Lembro-me quando comecei o meu ministério numa zona rural, no estado do Missouri. Eu estava a estudar num seminário, na época, e aceitei um convite para pastorear uma igreja na aldeia de Archie. Foi a minha primeira experiência a pregar, e para ser sincero, eu realmente não sabia o que estava a fazer. Eu tinha apenas 25 anos, naquela altura, e ainda era muito “verde”. Alguns anos antes, tinha recebido uma chamada do Senhor para o ministério e, assim, essa oportunidade parecia ser o caminho certo para mim. Eu só tinha pregado duas vezes, antes de me tornar pastor desta igreja, e tinha sido para alcoólicos, num centro de apoio, em Boise, Idaho. Agora o desafio começava. Eu tinha de pregar para pessoas que realmente iriam escutar.

Era costume nesta igreja o pastor ficar à porta, depois do culto, para cumprimentar as pessoas. Lembro-me tão bem de apertar a mão a esses queridos membros e ouvir os seus comentários sobre o sermão. Alguns simplesmente sorriam, balançavam a cabeça e saiam pela porta, outros diziam que tinha sido um sermão maravilhoso, enquanto outros, os mais honestos, diziam tudo o que tinha faltado. Aprendi rapidamente que o ministério não era uma profissão onde alguém ganhava reconhecimento e apreciação, mas era uma chamada de Deus. Claro que é bom receber elogios por um trabalho bem feito, ser apreciado e convidado para jantar, mas eu não preciso dessas coisas. Eu sou chamado por Deus para pregar a Palavra, e ai de mim se eu não pregar o Evangelho.

Muitas vezes confundimos o que achamos necessário com o que realmente precisamos. Paulo escreveu aos filipenses que Deus supriria todas as suas necessidades de acordo com as riquezas d’Ele no céu (Filipenses 4:19). Jesus disse que Deus sabe o que precisamos e, assim como Ele cuida de toda a criação, Ele cuidará de nós (Mateus 6:25-32). O que eu estou a dizer é que devemos confiar em Deus para “guardar as nossas costas”. Ele olha por nós mais do que podemos imaginar. Tu podes estar a orar por uma promoção, e se não conseguires, louva a Deus por Ele estar a guardar as tuas costas. Tu não precisas da promoção para que Deus supra as tuas necessidades. Talvez a promoção te afastasse da comunhão com Deus e do Seu povo. Ele está a guardar as tuas costas. Tu não precisas que aquele rapaz ou rapariga te volte a telefonar. Deus está guardar as tuas costas.

Nós rapidamente questionamos a Palavra de Deus quando as coisas não seguem o nosso caminho e quando não recebemos tudo aquilo que pedimos. Eu louvo ao Senhor, por Ele não ter respondido a todas as minhas orações. Ele conhece-me e sabe o que eu preciso melhor do que eu. Em João, capítulo 11, lemos sobre Maria e Marta que enviaram uma mensagem a Jesus a dizer que o seu irmão Lázaro estava doente. Elas sentiram que precisavam que Jesus viesse imediatamente, para que o seu irmão fosse curado. Jesus ficou onde estava até Lázaro morrer. Estas irmãs ficaram chateadas. Estavam destroçadas. Se Jesus tivesse vindo logo quando elas chamaram, Lázaro não teria morrido. Mas Jesus ficou feliz por isso ter acontecido. Mais do que a cura do seu irmão, elas precisavam de uma revelação de quem Jesus realmente era. Ele disse: “Eu sou a ressurreição e a vida” (João 11:25). Deus, muitas vezes, ignora a razão para nos trazer revelação. Devemos aprender a confiar n’Ele com os nossos “porquês”. Não precisamos saber o porquê.

Quando cercado pelos teus inimigos, podes sentir que precisas de livramento, mas Deus prepara uma mesa para ti na Sua presença. Tu podes sentir que precisas de uma fuga quando há fogo ao teu redor, mas Deus diz: fica firme, não te vais queimar. O que tu achas que precisas, pode não ser o que realmente precisas. Deus guarda as tuas costas. Confia n’Ele.

Escrituras para meditar
Salmos 23; Mateus 6:25-33; 1 Coríntios 9:16; Filipenses 4:19; Hebreus 13:5; João 11:1-44

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «I Don’t Need It» in English.]

Similar Posts