sea dock during golden hour

Construídos juntos

Quando olho para a descrição da Igreja no livro de Efésios, vejo  certos conceitos serem continuamente enfatizados: o de união,  em conjunto e ligado. No capítulo 2 a Igreja é vista como um  edifício. É construída para ser a morada de Deus e os membros  da Igreja são o material com que ela é construída. Tal como  numa construção física, onde os tijolos são colocados juntos  e colados com cimento, o mesmo acontece com a construção  da Igreja. Cada pessoa, como uma pedra viva, tem um lugar  determinado por Deus e o cimento são as relações de amor entre  os membros individuais. Alguns, na Igreja primitiva, viram este  templo de Deus ser, como na Velha Aliança, unicamente judeu.  Mas o Arquitecto, Construtor e Pedra Angular revelou que  incluía todas as raças, línguas e nações. Havia uma Nova Aliança,  baseada no sangue derramado de Jesus Cristo, que demoliu as  barreiras da separação, do preconceito e das contendas, e deu  vida a esta habitação de Deus no Espírito. 

Embora Deus seja o Arquitecto e Construtor, nós, a Igreja,  somos colaboradores com Ele no processo de construção.  Como em qualquer projecto de construção, os funcionários  devem ser fiéis aos planos arquitectónicos. Qualquer desvio irá  alterar o resultado final. Quando Neemias estava a organizar  a reconstrução dos muros à volta de Jerusalém, ele deu a  responsabilidade de construir certas secções do muro e portões a  famílias individuais. Cada um precisava de ser fiel em construir  bem a sua parte, mas tendo sempre em mente o plano geral.  O muro tinha de se encaixar num todo. Estou certo de que os que  estavam envolvidos tinham, de tempos a tempos, de verificar se  o que estavam a construir estava alinhado com as outras secções  que estavam a ser construídas. 

Quando engenheiros alemães e suíços estavam a construir  uma ponte entre os seus dois países na cidade de Laufenburg,  descobriram que quando as duas metades se encontravam,  as suas elevações estavam a 54 cm de distância. Esta gafe de engenharia ocorreu porque os alemães basearam a sua medição  do nível do mar no Mar do Norte, enquanto os suíços a basearam  no Mediterrâneo. Ninguém tinha pensado em corrigir esta  diferença até o projecto estar bem encaminhado. Na construção  da Igreja, a medida exacta é a Pedra Angular, que é Jesus Cristo.  Cada parte do edifício deve alinhar-se com o Seu propósito,  plano e imagem. Devemos perguntar-nos, de vez em quando,  se o que estamos a construir reflecte Jesus, mas também se  tudo o que estamos a fazer está de acordo com o Seu desenho e  plano? Estamos a enquadrar-nos na Sua visão geral ou estamos  a beneficiar os nossos ministérios individuais à custa da Igreja?  

É fácil sermos absorvidos no nosso próprio ministério e na  nossa parte do projecto de construção. A dedicação à nossa parte  traz um sentido de realização e valor. Quando fazemos bem  a nossa parte, recebemos elogios e louvor. E tudo isso é bom.  Mas devemos lembrar que a nossa parte não é tudo o que há no  projecto geral. Temos de nos juntar com os outros. É disto que se  trata sermos edificados juntos. É considerar os outros superiores  a nós próprios. É estimar o seu valor como co-herdeiros no Reino  de Deus. Todos são importantes. Todos são necessários. Mesmo  quando sentimos que podemos fazer melhor do que os outros,  não somos a medida da perfeição. Só Jesus é. Ele está a edificar a  Sua Igreja de uma forma em que o domínio do Diabo não poderá  prevalecer contra ela. Não pode haver brechas no muro, nem  juntas irregulares, nem falhas de comunicação. Jesus é o Autor e  Consumador da nossa fé e o Arquitecto e Construtor da Igreja.  Ele sabe o que está a fazer. Vamos manter os nossos olhos n’Ele.

Escrituras para meditar
Efésios 2:14, 19, 22; 1 Coríntios 3:9; 12:27; Neemias 3; Colossenses 3:12-14

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Built Together» in English.]

Similar Posts