Esperança eterna

Quando falamos de esperança, muitos acham que é um pensamento indefinido, como dizer: “Espero que sim”. Mas é muito mais do que isso. De acordo com 1 Coríntios 13:13, a esperança é uma das qualidades que durará para sempre. É mais do que apenas uma expectativa de recompensa eterna, mas sim uma mentalidade positiva. A esperança é baseada no facto de que Deus é bom. Essa mentalidade não permite pensamentos negativos para criar um lugar para dúvidas ou medos. Assim como Deus é amor, Deus é esperança. Assim como não há medo no amor, não há medo na esperança. A esperança foca a nossa mente nas coisas que são de cima. É a capacidade de nos vermos acima das circunstâncias da vida, sentados com Cristo em lugares celestiais. Esperança é a mentalidade de Cristo. É o capacete da nossa salvação.

A esperança é somente para aqueles que estão em Cristo (Efésios 2:12). A falta de esperança dá-nos uma vida dominada pelo medo da morte. É uma vida centrada em prazeres temporais e ambições egoístas. Nesse sentido, a esperança é reduzida a um desejo de uma vida melhor, mas não acreditando que isso acontecerá. É como jogar na lotaria: um devaneio de ser rico sem a certeza de que isso irá acontecer. Essa visão temporal da esperança é facilmente adiada, o que resulta em desapontamento e desespero (Provérbios 13:12). A esperança, para aqueles que estão em Cristo, é bem diferente. É o próprio fundamento da fé. A fé é “a certeza (confiança) das coisas que se esperam, e a prova das coisas não vemos” (Hebreus 11:1). Ninguém consegue ter fé quando está preso ao medo. Ninguém consegue acreditar em Deus quando a mente está voltada para as coisas deste mundo.

A esperança vê o fim desde começo. É ter uma visão de futuro que não é determinada pelo espaço e pelo tempo. A fé então pega no que se espera e traz para o espaço e o tempo. Está a chamar aquilo que não é como se já fosse (Romanos 4:17). Com esperança diante de nós, podemos suportar as pressões e os problemas da vida. Em vez de se tornarem barreiras, são oportunidades para aumentar a nossa fé. Em vez de pedras de tropeço, elas se tornam pedras de construção. A falta de esperança, em pânico, busca desvios, enquanto que, com esperança, a pessoa enfrenta o desafio. Jesus abraçou a cruz por causa da esperança que foi colocada diante d’Ele (Hebreus 12:2). A esperança deu- -Lhe a coragem de suportar o sofrimento e a esperança também fortalecerá cada um de nós nas nossas horas mais sombrias.

A esperança é-nos dada pela graça. Não é resultado das nossas próprias vãs imaginações. A esperança vem de Deus. Com esperança Deus fortalece-nos para toda a boa obra (2 Tessalonicenses 2:16). Ele fixa os nossos olhos em recompensas eternas, em vez de expectativas temporais. Através da Sua esperança obtemos propósito, pela Sua fidelidade e movidos pelo Seu amor. Estas três (fé, esperança e amor) são eternas. O salmista viu a sua esperança vinda do Senhor e até disse ao Senhor: “Tu és a minha esperança” (Salmo 71:5).

Precisamos ter cuidado com as pequenas raposas que estragam a videira; as pequenas preocupações da vida que afastam os nossos olhos de Cristo. Este ladrão, que vem roubar, matar e destruir, está atrás da tua esperança (João 10:10). O inimigo sabe o quão importante é a esperança, por isso precisamos guardar a nossa mente de toda ansiedade e medo. Concentra a tua mente nas coisas que são de cima. Foca-te na esperança que te é proposta.

Escrituras para Meditar
I Coríntios 13:13; Romanos 12:12; Hebreus 10:23; 11:1; 12:2; Efésios 6:17; Tito 3:7; I Tessalonicenses 5:8

[Read the devotional «Eternal Hope» in English.]

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

Similar Posts