Pedras de tropeço

Uma das Escrituras que Jesus citou, ao referir-se a si mesmo, como o Messias, é encontrado em Salmos 118:.22 (Marcos 12:10): “A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular”. Os fariseus, os saduceus e os escribas estavam entre aqueles que escutavam Jesus. Eles sabiam que Jesus estava a referir-se a eles como os construtores que rejeitaram o Messias. Estavam furiosos e, a partir desse ponto, conspiraram para matar Jesus. Eles tropeçaram na rocha, que é Jesus. Esta rocha deveria ser o fundamento e a pedra angular para todo o Israel, mas a sua arrogância impediu que vissem a Sua importância.

Vamos imaginar que estamos numa estrada cheia de pedras e bloqueios. Estas pedras representam a verdade sobre a qual construímos as nossas vidas e, no entanto, decidimos evitá-las a todo o custo. Queremos avançar, mas não nos queremos magoar, então jogamos pelo seguro e não corremos riscos. Algumas pedras atiramos para fora da estrada e outras que são muito grandes para serem movidas, apenas contornamos. Quando as pedras parecem demasiadas e não sabemos lidar com elas, procuramos um desvio ou simplesmente decidimos voltar ao lugar onde começamos. Essas pedras não deveriam ser pedras de tropeço, mas sim pedras de construção. Elas foram colocadas no nosso caminho, para que possamos incorporá-los nas nossas vidas.

Os líderes religiosos, nos dias de Jesus, não podiam entender como uma pessoa de baixa consideração poderia tornar-se rei, como um galileu poderia ser da tribo de Judá e como Deus poderia vir em forma humana. A razão deles tornou-se um tropeço. É com a revelação que se vê o valor de cada pedra e como construir com ela. Parece que muitos de nós não somos diferentes dos fariseus e saduceus. Caminhamos com Jesus nas áreas que concordamos com Ele, mas também existem outras áreas onde colocamos bloqueios na estrada para evitar as pedras no caminho. Nós damos as nossas vidas ao Senhor, mas há condições que colocamos no nosso compromisso com Ele.

Para explicar esta parábola moderna, deixem-me interpretar o que as pedras podem ser. Elas podem ser pedras de tropeço ou pedras de construção. Lembrem-se, elas são um, o mesmo. É a percepção que temos da sua importância nas nossas vidas e essa percepção faz-nos construir ou desprezar. O primeiro é Jesus. Ele é a principal pedra angular. A pedra do canto é a pedra pela qual todas as outras pedras são medidas. Primeiro estabeleces esta pedra e, em seguida, as outras entram em alinhamento. A graça é outra pedra muito importante para ser incorporada nas nossas vidas. Para escolher esta pedra, devemos confiar unicamente na força de Deus e não na nossa. Outra é o perdão. Muitos tropeçam com esta, querem ser perdoados, mas eles não estão dispostos a perdoar.

Quão confortável queres sentir-te na tua casa, (vida)? Se desejas a vida abundante de que Jesus falou, então deves adicionar mais destas pedras que ele colocou no nosso caminho. Elas são: Dar, (dízimos e ofertas), esta pedra garante prosperidade e protecção; Hospitalidade, (compartilhar a tua casa com os outros), esta enche a tua vida de riso e alegria; Amor, (aos amigos e inimigos), que cria uma atmosfera de paz e confiança; e Autoridade Espiritual, (submissão à liderança), que é o remédio de Deus para o engano. A sabedoria constrói a sua casa com todas estas pedras preciosas. Não tropeces nelas, constrói com elas. Se não consegues descobrir a sua importância com a tua razão, pede a Deus revelação.

Escrituras para meditar
João 3:16-17; 14:1-4; Mateus 25:4; 6:9-10; I Coríntios 15:45-57; Colossenses 1:11-23

[Read the devotional «Stumbling Stones» in English.]

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

Similar Posts