close up shot of king s crown on brown box

Nascido para a grandeza

Alguma vez ouviste a expressão: “Ele nasceu em berço de ouro”? Por outras palavras, algumas pessoas nascem em famílias ricas e as suas vidas são facilitadas pelo privilégio e pelo conforto. Ninguem escolhe a família em que nasce e uns, com certeza, têm-na melhor do que outros. O campo de jogo não está nivelado em relação às condições do nosso nascimento, no entanto, oportunidades de grandeza esperam a nós todos. O propósito da vinda de Jesus à terra era restaurar reis ao Reino, tirar a humanidade da escravatura e transformá-los em herdeiros do Reino de Deus. Adão e Eva tinham recebido a responsabilidade de governar a criação de Deus (Génesis 1:28), mas perderam-na quando pecaram. Sendo descendentes de Adão, todos nós herdámos a sua natureza: assim, todos pecaram (Romanos 3:23). A morte e a ressurreição de Jesus redimiu-nos do domínio de Satanás e proporcionou-nos uma oportunidade de sermos salvos. Ao depositarmos a nossa fé em Jesus, tornamo-nos filhos de Deus, logo, destinados à grandeza. Já não somos de descendência humana. Nascemos do Rei dos reis.

Jesus nasceu Rei. Os magos viajaram dos seus reinos no Oriente para encontrar e adorar o “Rei dos Judeus” (Mateus 2:2). Eles não procuraram um profeta, mas um rei. Os anjos anunciaram Jesus como Rei, tal como fizeram os profetas. Com a vinda de um rei, o reino é estabelecido.

Eis algumas características de um rei:

  1. Desde o nascimento ele é herdeiro do seu reino.
  2. É treinado por tutores para aprender a comportar-se como rei.
  3. A glória do rei expressa a sua natureza.
  4. O poder e a autoridade do rei são absolutos.
  5. A sua palavra é lei.
  6. A reputação do rei é determinada pela condição do seu reino.
  7. O rei engloba o governo do seu reino.

A missão de Jesus era trazer o Reino do Céu à terra e restaurar cada um de nós como reis no Seu Reino.

Para que nos seja dado o reino, temos de nascer de novo. Este novo nascimento qualifica-nos para sermos herdeiros do Pai e co- -herdeiros com Jesus. Todos os que receberam Jesus, ao crer no Seu nome, têm o direito de se tornarem filhos de Deus (João 1:12). Ninguém pode fazer de Jesus Senhor ou Rei: Ele é Senhor e Rei. Deves simplesmente aceitá-Lo como tal. Ele nasceu Rei e o teu novo nascimento também faz de ti rei. Ao nasceres de novo, o teu passado pecaminoso é anulado. Tens um novo conjunto de genes. Tens uma nova natureza. Através da tua formação (discipulado), aprendes a pensar e a agir como rei. O Espírito Santo é dado a cada um de nós para nos treinar e guiar nos caminhos do Reino.

Muitas pessoas lutam pela grandeza, comprando roupas, carros e casas caras. Mas não são estas coisas que tornam uma pessoa importante. Um rei não precisa de viver num castelo para ser rei. Onde quer que ele viva, é o seu castelo; e onde quer que esteja, está o seu reino. Ele torna valiosas as coisas que tem, e não o contrário. Até os nossos corpos são considerados sagrados, devido à presença do Espírito Santo. Por sermos Seus filhos, a Sua reputação é determinada pelo Seu cuidado para connosco. Ele não nos abandonará, deixando-nos a mendigar nas ruas, nem seremos vencidos pelo inimigo. Somos muito mais importantes para Ele do que os pássaros do céu ou as flores do campo (Mateus 6:25-33). Ele colocou o Seu nome em nós. Onde estiver o Seu nome, Ele está lá. Nós pertencemos a Jesus. Nascemos para a grandeza.

Escrituras para meditar
João 1:12; Gálatas 4:1-5; Apocalipse 5:9; Mateus 2:2; 6:25-33; Lucas 12:32; 2 Coríntios 5:17

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Born For Greatness» in English.]

Similar Posts