man preparing dough for bread

Livre de fermento

Parece que todos os anos há um novo produto de saúde que ocupa a atenção dos meios de comunicação social e dos gurus da saúde. Existem os produtos “sem açúcar”, “sem gordura” e “sem colesterol”, que já estiveram no centro das atenções. Depois vieram os avisos contra o café e o chocolate, que mais tarde foram invertidos para serem pró-café e pró-chocolate (com moderação, é claro). Vitaminas, ervas naturais e uma variedade de chás também foram promovidos, no seu tempo, para fortalecer o sistema imunitário e melhorar a qualidade de vida. Parece haver uma obsessão em frequentar o ginásio e em manter a forma. Tudo isto é bom, mas há uma área que muitos negligenciaram, que é o perigo do “fermento”.

O fermento é a substância utilizada para produzir fermentação em massa ou líquido. Ela modifica e alivia o material de cozedura. Embora possa ser benéfico em produtos alimentares, pode ser desastroso na vida espiritual de cada um. Este fermento faz com que a pessoa pareça “maior” espiritualmente do que realmente é: parecer estar “todos juntos” no exterior, mas “vazio” no interior. Desde a época de Moisés, o fermento tem sido comparado à insinceridade e ao pecado oculto. Paulo disse aos Gálatas para terem cuidado com aqueles que tentariam influenciá-los com ensinamentos que não estavam de acordo com o que já tinham recebido. Apenas um pouco deste “fermento” pode afetar toda a igreja. Jesus avisou os seus discípulos sobre o fermento, especialmente o dos saduceus e dos fariseus (Mateus 16:6).

O fermento dos saduceus era o da assimilação e da ambição egoísta. Negavam a existência do céu e do inferno, evitando assim quaisquer consequências eternas para os seus atos. Viviam para o momento, para o que era vantajoso para eles pessoalmente. Assimilaram-se à cultura dos gregos e dos romanos e estiveram do lado destas influências alienígenas, quando a sua própria posição e estatuto foram ameaçados. Jesus tinha muito pouco a dizer sobre os saduceus, sabendo que a sua influência afastaria os Seus discípulos da cultura do Reino de Deus.

O fermento dos fariseus era o da hipocrisia (Lucas 12:1). A hipocrisia é fácil de ver nos outros, mas difícil de reconhecer em nós próprios. Os fariseus pensavam que, dando atenção aos detalhes da lei, poderiam alcançar a santidade e a aprovação de Deus. O seu zelo pela perfeição, levou-os a acrescentar à lei as suas muitas interpretações e tradições. Isto levou-os a distorcer os propósitos e intenções de Deus. Perderam de vista o melhor na sua busca do bem. Jesus disse que eles eram os cegos que guiavam os cegos. Tinham os ouvidos do povo, mas estavam a desviá-los pelo seu legalismo e hipocrisia. Julgavam facilmente os outros, mas não conseguiam ver como se tinham desviado do Seu caminho.

Embora os saduceus e os fariseus tenham desaparecido na história, o seu fermento ainda hoje está connosco. À medida que a igreja se tornou predominantemente gentia, os saduceus e os fariseus perderam a sua influência, mas o fermento continuou a crescer. Tornaram-se os Nicolaítas, por um lado, e os Judaizantes, por outro. Hoje são os humanistas, com a sua relativa ética pós-moderna, contra os tradicionalistas legais. O fermento é o mesmo e temos de nos livrar de tudo isto. Paulo disse aos coríntios para serem “ázimos”, para serem livres de fermento. Devemos celebrar Jesus, o nosso Cordeiro Pascal, como uma igreja ázima, totalmente livre de toda a malícia e maldade. 

Escrituras para meditar
Mateus 16:6; Lucas 12:1; Gálatas 5:9;  1 Coríntios 5:6-8; Tito 1:14

[Read the devotional «Leaven Free» in English.]

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

Similar Posts