Orar pelos nossos lideres

Na Igreja, muitas vezes comportamo-nos de forma diferente daquela que é ensinada no Novo Testamento. Temos os nossos programas que são planeados para edificar todos os grupos etários. Mantemo-nos ocupados com seminários, retiros, acampamentos, campanhas evangelisticas e muitas outras atividades maravilhosas. Tudo isto é bom, mas será que já parámos para nos perguntar se Deus tem outra coisa em mente para a Igreja?

O objetivo da primeira carta de Paulo escrita a Timóteo foi para lhe dar instruções específicas sobre como a Igreja se deve comportar. “Escrevo-te estas coisas… para que saibas como convém andar na casa de Deus…” (I Tim. 3:14-15). Qual era a atividade mais importante da Igreja? No capítulo 2, versículo 1 e 2, lê-se: “Admoesto-vos pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens; Pelos reis, e por todos os que estão em eminência…” (I Tim. 2:1-2) Em uma palavra, oração é o ministério principal e é a obrigação dos cristãos quando eles se reúnem.

O primeiro tópico de oração foi por, “todos os homens”. Isaías profetizou que a casa do Senhor, seria chamada de Casa de Oração para todas as nações (Is. 56:7). Deus não quer que ninguém pereça, mas que todos sejam salvos. Deus ama o mundo inteiro e enviou Jesus para ser o Salvador de toda a humanidade. Este primeiro tópico de oração revela a vontade geral de Deus.

O segundo tema, no versículo 2, é mais específico: “pelos reis e todos os que estão em posições de eminência…” Por outras palavras devemos orar pelos nossos líderes no governo. Devemos orar por eles para que possamos viver uma vida calma e pacífica, com toda a piedade e honestidade. Não concordas que o governo que temos afeta a maneira como vivemos? Oremos pelos nossos líderes, para que possamos ser bem governados. Paulo continua e diz que isto é bom e agradável diante de Deus. Um bom governo é a vontade de Deus!

Deus está interessado no governo. Todos aqueles que têm autoridade devem a sua legitimidade a Deus. Toda a autoridade é delegada e vem do nosso Deus Soberano. Deus deseja um bom governo a fim de que o Evangelho possa ser pregado em todo o mundo. O versículo 4 dá-nos a razão pela qual devemos orar pelos nossos líderes. “Deus quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.” Para que isto aconteça, o Evangelho deve ser pregado. Deixa-me perguntar-te isto: É mais fácil pregar o Evangelho em todo o mundo quando há um bom governo, ou quando há um mau governo? A resposta é óbvia, então vamos orar pelos nossos líderes.

Escrituras Para Meditar:
I Timóteo 2:1-4; 3:14-15; Romanos 13:1-7; Isaías 9:6-7; 56:7; II Pedro 3:9.

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Praying For Our Leaders» in English.]

Similar Posts

  • ·

    O processo de cirandar

    Quando o último dia de Jesus, antes da Sua morte na cruz, estava próximo, Ele disse a Pedro que Satanás havia pedido permissão para cirandá-lo, (Lucas 22:31). É importante notar que Satanás não podia tocar em Pedro sem a permissão do Senhor. Jó também foi testado por Satanás, mas este precisou da permissão de Deus. Incomoda-te que o Senhor tenha dado permissão a Satanás para cirandar estas vidas?

  • ·

    Regressa ao fogo

    Um grupo de jovens, ao regressar de um acampamento, perguntou-me como poderia manter a experiência espiritual que tinha vivido. Eles estavam “em fogo” e não queriam perder essa chama ao regressarem à rotina diária da vida. Tal como o carvão arrefece ao ser retirado do fogo, também a vida espiritual esmorece quando é retirada da…

  • ·

    Espera

    A espera não é para a inatividade, mas para nos mantermos ocupados em alcançar os perdidos com o Evangelho. É um tempo para fazer o bem e não desanimar. É importante considerar que todos nós, estamos a semear em todo o tempo. O que nós comemos, o que dizemos, os programas de televisão aos quais assistimos, os livros que lemos, o tempo gasto com a família e com os amigos, tudo vai produzir colheita no futuro, para o bem ou para o mal. Portanto, tem cuidado com o que semeias, pois será o pão que vais comer amanhã.