people on beach

Prisioneiros da esperança

Quando encontro alguém com uma atitude e aparência negativa, em tom de brincadeira costumo dizer que ele/ela é o tipo de pessoa “copo meio-vazio”. Quando olhamos para um copo meio cheio nós temos a possibilidade de dizer que está meio-vazio ou meio-cheio. Ambas as formas estão corretas, na gramática e na ortografia, contudo, são diferentes pois revelam a perspetiva de quem olha para o copo. A atitude “meio-cheio” é positiva e esperançosa, enquanto a “meio-vazio” é negativa e duvidosa.

Esperança é ter uma atitude positiva e determinada. A esperança recusa-se a ser negativa. Obviamente, todos enfrentamos tribulações na vida, mas a pessoa com esperança vê todas as coisas a cooperar para o seu bem. A esperança não é um sentimento mas é uma decisão. Para sermos positivos  e cheios de esperança, temos que focar a nossa mente em coisas positivas. Quando me sinto tentado a ser negativo, cito para mim mesmo o Salmo 19:14: “Que as palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na Tua presença Senhor, rocha minha e redentor meu”. É minha a responsabilidade de ser negativo ou positivo nas atitudes e na forma como vejo as coisas. A nossa atitude determina a nossa altitude.

Eu gosto muito da expressão “presos de esperança” que se encontra em Zacarias 9:12. Isto quer dizer que independentemente do que aconteça na nossa vida, nós vamos recusar parar de ter esperança e vamos confiar no Senhor. Se somos prisioneiros da esperança, o inimigo não tem hipótese de nos derrotar com dúvidas e medos. Todos os pensamentos negativos não têm poder sobre nós, porque estamos presos à esperança.

Aqueles que são prisioneiros da esperança recebem em dobro pelas suas tribulações. Vamos ler Zacarias 9:12: “Voltai à fortaleza, ó presos da esperança; também hoje vos anuncio que tudo vos restituirei em dobro”. Não é isto maravilhoso? Deus é um Deus de esperança. Os Seus pensamentos são para te abençoar; para te dar esperança e um futuro. A esperança vê as circunstâncias quase a mudar, porque Deus está no controlo.

No livro de Hebreus, diz que a esperança é a âncora da alma, (6:19). A âncora impede o navio de andar à deriva. Mantém o barco no lugar. A alma é a mente, emoções e vontade. A alma fala desta forma: “Eu penso, eu sinto e eu quero”. À medida que confiamos no Senhor, encontramos paz de espírito, alegria emocional e determinação na nossa vontade para avançarmos.

Esperança é ter uma expectativa positiva. Não deixes que as adversidades da vida te abalem. Lança a tua âncora na esperança e confia em Deus. Tu nunca serás desapontado. Ele espera que dês um passo em fé e olhes para cima.

Escrituras para Meditar
Zacarias 9:12; Hebreus 6:19; 12:3; Jeremias 29:11-14; Filipenses 4:8-9; Romanos 15:13

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Prisoners Of Hope» in English.]

Similar Posts

  • ·

    Resolver problemas

    Nós, facilmente chegamos a conclusões quando somos confrontados com um problema. Impetuosamente declara-se: “não há cura”, ou “ele nunca vai mudar”, ou “eu estou falido”, como um meio de lidar ou fugir dos nossos problemas. Já te ocorreu que os pensamentos de Jesus são mais altos do que os teus? Que os Seus caminhos estão noutro nível do que os deste mundo? Ele não está sujeito às circunstâncias, como tu pareces estar, mas está muito acima delas. A Sua Palavra, “cura todas as nossas enfermidades”, (Salmo 103:3), cancela a sentença de morte que uma doença pode declarar.

  • ·

    Crê na Palavra

    A Palavra de Deus é para todas as pessoas e para todas as gerações. A Palavra de Deus é viva, ativa e gera fé em todos os que a recebem. Na verdade, é o único livro que quando lemos, somos lidos. A Palavra de Deus é Espírito e Vida. É a substância a partir da qual o mundo natural foi criado e é sustentado. Em Gênesis, é dito que o Espírito de Deus “…se movia sobre a face das águas” (1:2), Ele esperava que a Palavra fosse proclamada. Quando o “haja luz” foi pronunciado, o Espírito Santo teve a substância para criar luz. Assim como a pedra e a madeira são substâncias no mundo físico, a Palavra é a substância no mundo espiritual.

  • ·

    A noiva guerreira

    Há algum tempo, um bom amigo, que eu conheço desde  a Universidade, enviou-me algumas fotografias do casamento  da sua filha. O casamento realizou-se num belo cenário e,  como normal, todos estavam vestidos a rigor. Ao olhar para as  fotografias, reparei em algo muito estranho. A noiva tinha botas  militares. Olhei novamente: uma noiva pronta para…