grayscale of photo of man

Entrega tudo

Quando os caldeus conquistaram Jerusalém, o rei Nabucodonosor levou o melhor da população da Judéia para a Babilónia (2 Reis 25:21). Quando meditava sobre este cenário, surgiu-me um pensamento, ninguém pode ser liderado se não se render. Quando alguém comete um crime e é apanhado pela polícia, a pessoa levanta as mãos, como um ato de rendição, e depois é levado para a cadeia. Rendição é renunciar à sua vontade. É desistir de direitos e autonomia. Há anos, Judson W. Van DeVenter escreveu um hino que se tornou um dos favoritos em muitas igrejas. Chama-se Tudo Entregarei. O refrão é assim: “Tudo entregarei, tudo entregarei; tudo a Ti, sim por ti Jesus bendito, tudo deixarei”.

Entregar-se à vontade de Deus é essencial para ser guiado pelo Espírito. É como uma criança que se agarra à mão do pai. Desde que ela confie no seu pai para liderar, não há resistência e ela segue facilmente. Mas quando ela solta a mão do pai e sai a correr noutra direção, ela não está mais a ser guiada. Ela resiste ao pai e rebela-se contra o cuidado dele. Paulo escreveu isso à igreja em Roma: “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Romanos 8:14). A rendição é necessária para que haja filiação. O primeiro verso deste hino diz: “Tudo, ó Cristo a ti entrego, tudo sim, por Ti darei; resoluto mas submisso, sempre, sempre seguirei”.

Eu pergunto-me se, ao apresentar o Evangelho, falamos o suficiente sobre a rendição? Será que falamos mais sobre a crença do que sobre o arrependimento? Ou sobre a fé mais do que a rendição? A crença sozinha é apenas consentimento mental. Estamos a concordar com tudo o que a Bíblia diz sobre Jesus. Este é um primeiro passo essencial, mas não é tudo o que há para experimentar numa vida transformada. O primeiro sermão de Jesus começou assim: “Arrependam-se, pois o Reino dos Céus está próximo” (Mateus 4:17). Exigir arrependimento é como dizer: “Mãos ao ar!”, “Renuncia aos teus modos rebeldes!”, “Desiste!”.

Quando nos arrependemos, somos libertos da escravidão do pecado e então podemos ser conduzidos da escravidão para o Reino de Deus.

Alguns meses depois de eu ter recebido Jesus na minha vida, eu estava a lutar para me comprometer totalmente com Ele. Eu queria o melhor dos dois mundos. Eu queria os meus velhos amigos e as festas, mas também queria Jesus. Eu estava frustrado a viver nesta “terra de ninguém”. Um dia tive uma visão. Eu estava em pé à beira de um penhasco. Era tão profundo que não conseguia ver o fundo. Eu ouvi o Senhor dizer para eu saltar. Eu sabia que Ele não me estava a dizer para cometer suicídio, mas sim confiar a Ele a minha vida atual e o meu futuro. Foi uma luta, mas eu sabia que tinha de me render. Quando eu saltei, uma paz inundou a minha alma. Eu sabia que o Senhor me conduziria à melhor vida que alguém poderia sonhar.

A rendição é essencial para a conversão. A conversão só pode ocorrer quando Deus está no controlo das nossas vidas a 100%. Conversão é transformação. Eu acreditei, mas não fui convertido. Mas na noite em que entreguei tudo, a minha vida foi radicalmente transformada. O Espírito Santo encheu-me com o Seu poder. Os meus amigos viram a mudança e vários aceitaram Jesus nas suas vidas também. Jesus disse que, a menos que renunciemos tudo (render), não podemos ser Seus discípulos (Lucas 14:33). O último verso dessa canção é assim: “Tudo ó Cristo, a Ti entrego, oh que gozo, meu Senhor; paz perfeita, paz completa! Glória, glória ao Salvador”. Não fiques mais na beira do penhasco. Entrega tudo.

Escrituras para meditar
Salmos 106:9-10; Isaías 55:12; Ezequiel 39:27-29; Romanos 8:14; Gálatas 5:18

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

[Read the devotional «Surrender All» in English.]

Similar Posts