A alegria do Espírito

A alegria é algo que todos desejamos mas parece que nem sempre temos. Esforçamo-nos para criar uma estrutura à nossa volta para nos sentirmos bem sucedidos e alegres. Temos amigos e família com tempos especiais para criar momentos de alegria. Mas ao longo do tempo, esta alegria desvanece.

Quando nos sentimos alegres, sentimos uma esperança que nos dá força para enfrentar os desafios e seguir em frente.

No dicionário a definição de alegria é: sentimento de grande contentamento, que geralmente se manifesta por sinais exteriores.

Então, vemos nesta definição que a alegria é definida como um SENTIMENTO e dependente de CIRCUNSTÂNCIAS EXTERNAS.

Na Bíblia encontramos um outro tipo de alegria, uma que mesmo no meio de dificuldades parece que aumenta, que não é um sentimento mas está enraizada em convicções.

A história de Paulo na cidade de Filipos. 

Atos 16:11-40

Pouco tempo depois deste evento, Paulo escreve uma carta para esta igreja para dar orientações e encorajá-la para prosseguir na caminhada da fé. 

A carta de Filipenses foi escrita para esta igreja em Filipos. 

É interessante que o lema desta carta é a ALEGRIA, não é a CORAGEM PERANTE PERSEGUIÇÃO ou O AMOR DE DEUS ou o PODER DO ESPÍRITO SANTO, mas é a ALEGRIA DO SENHOR. 

Numa cidade onde Paulo foi envergonhado, sendo espancada severamente nu em público e posto na prisão (sem cuidados médicos), a lição que aprendeu pelo Espírito, foi o valor de manter a alegria. 

A alegria do Espírito não é um sentimento, mas sim uma convicção firmada no nosso espírito refletindo a nossa paz interior e prazer que temos num relacionamento com Deus. 

A alegria de Deus é mais profunda do que um sentimento baseado em circunstâncias exteriores, está diretamente ligada com a nossa fé no AMOR de Deus. 

Alguns aspetos da alegria verdadeira:

  1. Está diretamente ligada com o fato que somos salvos, que os nossos pecados são perdoados pelo preço que Jesus pagou ao morrer na cruz. Não tem a ver connosco mas sim com Jesus.

Tenho-vos dito isso para que a minha alegria permaneça em vós, e a vossa alegria seja completa.

João 15:11
  1. A alegria vem de Deus, é um aspeto ou fruto do Espírito Santo. Quanto mais conhecemos Jesus, mais alegria vamos sentir. Não é algo instantâneo mas progressiva. A alegria aumenta quando o Espírito dá-nos uma revelação de que Deus está perto e que nos ama. 

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

Gálatas 5:22
  1. A alegria vem do conforto e prazer da presença de Deus. Não pode ser destruída pelas circunstâncias, dificuldades, fraquezas ou mesmo o sofrimento.

Retiraram-se, pois, da presença do conselho, regozijando-se de terem sido julgados dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus.

Atos 5:41

E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, 

Atos 2:46

E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.

Atos 13:52
  1. A alegria dá-nos a maior motivação e força para servir a Deus e cumprir o Seu propósito para as nossas vidas.

Disse-lhes mais: Ide, e comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque esse dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força

Neemias 8:10

A Ansiedade Tira a Alegria, mas a Gratidão e a Oração traz a Paz e a Alegria

Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos. 5 Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. Perto está o Senhor. 6 Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. 7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.

Filipenses 4:4

A Ansiedade tem tudo a ver com quem é o Senhor das nossas vidas. 

Se Deus é o Senhor, vamos encontrar todo o nosso sustento n’Ele.

Se o dinheiro, a segurança, os relacionamentos, os nossos desejos são os senhores, nunca estaremos satisfeitos e sempre com medo de perder. 

24 Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
25 Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta? 26 Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? 27 E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? 28 E, quanto ao vestuário, porque andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. 29 E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé? 31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos? 32 (Porque todas essas coisas os gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas; 33 Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.

Mateus 6:24-33

Alegria na Poda

A Alegria do Senhor tem uma natureza sobrenatural, não determinada pelas circunstâncias. As circunstâncias difíceis não tiram a alegria do Senhor mas fazem com que fique maior. 

A Alegria do Senhor é estranha para quem não tem, mas para quem tem é tão natural como uma uva presa a um cacho, que por si está preso à videira recebendo toda a virtude.

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. 2 Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. 3 Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. 4 Estai em mim, e eu, em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. 

João 15:1-4

A poda da videira nunca é para matar ou para tirar a virtude mas para fortalecê-la para dar mais fruto.

Similar Posts