people on beach

O Fator Medo

[Read the devotional «The Fear Factor» in English.]

É dito que a coragem é a resistência ao medo. O domínio do medo não implica a sua ausência. O medo é uma das armas mais poderosas que o inimigo tem no seu arsenal espiritual. Com ele pode paralisar o homem mais forte, pode roubar o entusiasmo do individuo mais carismático e pode castrar a pessoa mais frutífera e produtiva entre nós.O medo é um espírito. Deve ser confrontado e não ignorado. Deve ser expulso e não tolerado.

O medo ataca a alma do homem de várias formas, mas estas diferentes abordagens estão sempre relacionadas com o futuro e nunca com o presente. É diferente de um susto causado por um barulho, ou de uma experiência de dor. É antes, uma ameaça de perigo constante. É uma expectativa do mal, tal como o medo de ser rejeitado, ou medo de morrer, ou de falhar.

A lista de medos é interminável pois está associada a todos os aspetos emocionais de uma pessoa. Contudo, podemos resumir esta lista num só pensamento: o medo de perder algo que se gosta muito. Porque tem a ver com o futuro, está relacionado com o desconhecido.

Na Bíblia, encontramos a expressão: “Não temas”, 365 vezes; uma para cada dia do ano. O medo é o oposto da fé. Nós devemos viver pela fé, não pelo medo. A fé implica confiarmos em Deus agora. É presente e não futuro. Para derrotarmos o medo temos que trazer o que tememos para o presente.

Se tens medo de morrer, então confronta a morte agora. Paulo disse: “Para mim o viver é Cristo e o morrer é ganho” (Filipenses 1:21). Ele não tinha medo de morrer, porque se via a si mesmo como crucificado com Cristo. Morrer é estar com Jesus, é estar no céu eternamente com o Pai. Isto não é mau.

Se tens medo de ser rejeitado, ao trazeres esse medo para o presente vais conhecer a realidade de que o Senhor nunca te deixa ou abandona. O Seu amor nunca falha. O amor de Deus lança fora todo o medo, (I João 4:18). Se tens lutado contra o medo de falhar, lembra-te que todas as coisas operam para o teu bem. Tu não podes perder com Deus.

Quando colocas os valores eternos em coisas terrenas, incluindo a tua saúde e vida, então o medo tem poder sobre ti. Ama Deus com todo o teu coração e não temas. Não há medo no amor. Alguns pensam que a preocupação é uma expressão de amor, mas não é assim. A preocupação é medo. É não confiar que Deus cuida das pessoas que amas e das coisas que tens. É uma tentativa de manipular e controlar através da emoção negativa do medo.

A preocupação é como uma cadeira de balanço. Dá-te algo para fazer, mas não te leva a lugar algum. As circunstâncias não são mudadas pela preocupação, então porque despendemos tanto tempo com ela? O medo vai retirar a tua alegria e paz, por isso resiste ao medo e “NÃO TEMAS”.

Quando eu era novo, temia entregar-me totalmente ao Senhor. Queria controlar a minha vida e decidir por mim mesmo o meu futuro. Eu sabia que Deus me amava, mas pensava que o que Ele tinha para mim era algo que eu não gostava. Por isso, retinha-me. Tentava cumprir todas as práticas religiosas, mas sentia-me frustrado e um hipócrita. Um dia recebi uma visão na qual me via a mim em frente de um grande abismo. Na visão Deus dizia-me “salta”. Eu sabia que Ele queria que eu confiasse n`Ele completamente.

Nesse dia eu dei um salto de fé. Todo o medo saiu e o Seu amor e alegria voltaram para mim.

Escrituras para Meditar
II Timóteo 1:7; I João 4:18; I Pedro 5:7; Isaías 41:10; Mateus10:28

Similar Posts