photo of pathway surrounded by fir trees

O Inimigo do melhor

Quando se pensa num inimigo, pensa-se num oposto. Por exemplo, o oposto do amor é o ódio, do quente é o frio, do grande é o pequeno, do sucesso é o fracasso, etc. No entanto, há um inimigo que é difícil de distinguir, é o inimigo do melhor, que é o bom. O bom e o melhor geralmente são vistos como aliados, mas, na maioria das vezes, é o bom, e não o pior, que nos impede de alcançar o melhor.

Quando o rei Saul entrou em guerra com os Amalequitas, ele foi instruído por Deus para aniquilar todas as pessoas e todos os animais. Ninguém devia ser poupado. O rei Saul conquistou uma grande vitória no campo de batalha mas, em vez de obedecer, ele salvou o rei dos Amalequitas e algum gado. Samuel, o profeta, confrontou Saul pela sua desobediência e Saul respondeu dizendo que tinha guardado o gado para o oferecer como sacrifício ao Senhor. Foi uma boa decisão, não concordas? No entanto, Deus disse: “Que a obediência é melhor do que o sacrifício” (1 Samuel 15:22). Naquele dia o rei Saul perdeu o reino. O bom foi inimigo do melhor.

O bom é como as medalhas de prata ou de bronze nos Jogos Olímpicos. Quando um atleta treina para um evento, ele não se esforça para o bronze ou mesmo para a prata. Ele esforça-se para alcançar a medalha de ouro. É bom ser-se bem-sucedido, ter um trabalho pelo qual és bem pago, ou sobressair na escola, mas isto não é o melhor.

Jesus perguntou aos discípulos que proveito teria o homem se ganhasse o mundo inteiro e perdesse a sua alma (Mateus 16:24-26)? A vida espiritual é muito mais importante do que qualquer coisa boa que este mundo possa oferecer. Vamos ser práticos. Estamos a criar os nossos filhos para alcançarem o bom ou o melhor? Será que lhes exiges mais dos estudos escolares do que do estudo da Bíblia?

Que prioridades queremos incutir nas suas vidas? Muitas almas foram perdidas pela influência do mundo, e nem todas foram pelas tentações que nos conduzem ao pecado, mas sim pelo valor atribuído à realização pessoal. É importante alcançarmos o bom em tudo o que estamos empenhados, mas não a ponto de negligenciar o melhor.

O rei Davi, que tinha tudo, disse o seguinte: “Um dia nos teus átrios é melhor do que mil em outro lugar. Eu preferiria ser um porteiro na casa de meu Deus do que morar nas tendas de maldade” (Salmo 84:10). Ele estava pronto para trocar a fama, posição, riqueza e poder que este mundo pode oferecer por apenas um momento na presença do seu Deus. Ele sabia o que era o melhor.

Algumas pessoas pensavam que seguir Jesus era uma coisa boa. Jesus queria que fosse a melhor coisa, por isso desafiou-os a deixar tudo. As suas respostas foram: “Deixa-me primeiro enterrar o meu pai”, ou “Deixa-me primeiro dizer adeus à minha família”. Com certeza tudo isto são coisas boas. Mas Jesus não pensava assim. Colocar a família em primeiro lugar não era o melhor. O melhor era seguir o Senhor e obedecer-Lhe, mesmo quando isso significava que o bom precisava vir em segundo lugar.

A chave para alcançar o melhor encontra-se em Mateus 6:33: “Buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. “Todas estas coisas” são encontradas nos versículos anteriores. Coisas como roupas, alimentos, renda, etc.; tudo de bom, mas não o melhor. Poderíamos adicionar à lista coisas como: telemóveis, tablets, marca de ténis, etc., tudo bom, mas será que elas têm prioridade sobre dar aos pobres e apoiar o ministério da Igreja através de dízimos e ofertas?

Este versículo em Mateus era o versículo da vida do meu pai. Ele viveu segundo esta verdade e eu vi como Deus acrescentou todas as coisas. Ele foi dedicado à sua igreja, nunca perdeu uma reunião, evento ou oportunidade de servir. O seu donativo cresceu, ao longo da sua vida, de 10% para 100% do seu salário, e ainda teve mais do que o suficiente para si e para a sua família.

Vale a pena desejar o melhor.

Escrituras Para Meditar
I Samuel 15:22; Salmos 84:10; Mateus 6:33; 16:24-26; Lucas 9:60

[Read the devotional «The Enemy of the Best» in English.]

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

Similar Posts