Não Acrescentes Nada

[Read the devotional «Add Nothing To It» in English.]

Há algo no homem que deseja melhorar o ele tem. Ele compra uma casa, e em seguida, redecora, adiciona um espaço extra ou abre uma claraboia. Todos os anos há melhores gadgets, carros mais agradáveis e aparelhos de mais fácil utilização, tudo em nome do progresso. Quando um novo produto chega ao mercado, as pessoas ficam em filas durante horas, à espera que as portas se abram para que possam ser as primeiras a obtê-lo. O velho está reservado para os museus e se não nos mantemos atualizados chamam-nos antiquados e fora de época. Há uma enorme pressão para nos mantermos com as cores, estilos e marcas certas.

Mesmo no que diz respeito às coisas espirituais, a sabedoria do homem quer reorganizar e fazer adaptações de modo a não ofender os costumes culturais da sua época. Em nome do progresso e da iluminação, o homem retira do Evangelho os aspetos ofensivos, para que se torne mais agradável às inclinações depravadas do homem caído. O conhecimento tem crescido, mas a sabedoria tem diminuído. É colocada mais fé na ciência do que em Deus. A mortalidade diminuiu, mas a moralidade também. A Verdade é reduzida a opiniões e a criação é mais adorada do que o Criador. Apesar das melhorias que a tecnologia trouxe para tornar a nossa vida mais fácil, há menos paz. As doenças relacionadas com stresse estão a aumentar e o progresso tem-nos distanciado da fonte de toda a vida. Quanto mais avançamos, mais nos tornamos incivilizados.

Existem coisas que tu simplesmente não podes melhorar. Quando Cristo considerou a Sua obra redentora como “consumada”, não foi preciso mais nada. A salvação não pode ser melhorada. Quando Deus disse a Moisés para construir um altar, ele devia usar pedras em bruto. O uso de qualquer ferramenta humana só iria poluir o Altar de Deus. A Igreja da Galácia foi repreendida, porque embora tenha começado no Espírito, estava então a tentar aperfeiçoar-se pelos seus próprios esforços carnais. Paulo disse que aqueles que estavam a tentar melhorar o Evangelho estavam enfeitiçados. O plano de Deus não precisa de ser atualizado para se encaixar com os tempos. As Escrituras são divinamente inspiradas e nada deve ser adicionado. A Palavra de Deus é a Verdade para qualquer geração, e qualquer adulteração por parte do homem é blasfémia.

Numa época em que o progresso está a distanciar-nos de Deus, Deus chama-nos para voltarmos para Ele. Arruma as ferramentas de autoaperfeiçoamento e retorna à intenção original de Deus. Muitas das palavras relacionadas com a nossa salvação começam com o prefixo “re”, tais como, redenção, ressurreição, restauração, regozijar, reviver, ar(re)pendimento, renovação, etc. Este “Re” significa voltar ao estado original. Oseias clama: “Vinde, e voltemos para o Senhor,” (Oseias 6:1). Deus é o mesmo ontem, hoje e para sempre. Deus não mudou. Foi o homem que mudou. Na sua arrogância, tem negado a própria existência de Deus. É como um peixe dizer que não precisa de água ou uma árvore dizer que não precisa das suas raízes.

É hora de reconstruir o altar de Deus, de confiar somente na expiação do Senhor. Devemos usar apenas as pedras em bruto. Precisamos de voltar ao estado original. Os caminhos de Deus são mais altos do que os do homem. Seus pensamentos muito mais sábios do que qualquer nova invenção. Não há necessidade de melhorar o Seu plano para o homem. Não há necessidade de acrescentar nada ao Seu plano.

Escrituras Para Meditar
Êxodo 20:25; Oseias 6:1-2; Apocalipse 22:18-19; Gálatas 3:1-3; II Timóteo 3:16; II Pedro 1:20-21

Fotografia: Matthew Bowden

Similar Posts