Liberta as mentes cativas

Sabia que a nossa maior batalha é travada na mente? A mente é a nossa alma, e não o nosso espírito. Quando nascemos de novo, é o nosso espírito que é vivificado. O Espírito Santo une-se ao nosso espírito e nós tornamo-nos um com Deus (I Coríntios 6:17). O espírito regenerado expressa-se através da alma, que é a mente, emoções e vontade. A alma está habituada a fazer as coisas à sua maneira, por isso devemos sujeitar a alma e torná-la obediente a Cristo. Este é um processo que envolve renovação, santificação e libertação.

A alma, (psuche em grego), controla o corpo. A mente diz aos pés para andar, aos braços para se levantarem, ao dedo para apontar, etc. A língua diz o que a alma lhe diz para dizer. Se a mente está cheia de pensamentos negativos, então a língua vai falar palavras negativas. Para que a vida de Deus seja plenamente vivida pelo crente, a alma tem que ser transformada. É aqui que começa a batalha. Paulo disse à igreja de Colossos para ter cuidado, e não ficar cativa pelas filosofias, tradições humanas e princípios elementares deste mundo. O que se ouve entra na alma e isso será a base para as tuas decisões. A estratégia do inimigo é tomar controlo da mente. Ele deseja estabelecer fortalezas, (mentalidades, paradigmas, etc.), para derrotar as intenções do Espírito. Uma mente cativa é uma mente que compulsivamente vai para onde não deve ir. Ela argumenta contra a Palavra de Deus e resiste à sua vontade.

O estado da nossa alma é revelado através das nossas atitudes. Uma atitude pode ser definida como uma avaliação positiva ou negativa em relação a pessoas, objetos, eventos, atividades, ideias, ou qualquer outra coisa no nosso ambiente. As atitudes revelam os nossos padrões de pensamento. Há um instrumento de aviação chamado “indicador de atitude”. Ele mostra a posição do avião para o horizonte. Quando o avião está a subir tem uma atitude de “subir o nariz” e quando está a descer tem uma atitude de “descer o nariz”. Assim diz o ditado: “a sua atitude determina a sua altitude.”

Assim como a atitude de um avião pode ser alterada pelo piloto fazendo alguns ajustes, nós também temos de fazer ajustes nos nossos pensamentos para experimentarmos a vida abundante que Deus deseja para nós. Devemos focar a nossa mente nas coisas do Espírito (Romanos 8:5-7). Devemos ser continuamente renovados no espírito e nas nossas mentes, (Efésios 4:23). Devemos ter a mente (atitude) de Jesus (Filipenses 2:5). John Maxwell disse que: “somos apenas uma atitude afastada do sucesso.” O meu sogro dizia: “Uma corrente é tão forte quanto o seu elo mais fraco e a mente é tão forte como o seu pensamento mais fraco.”

Querer mudar a nossa mente não é o mesmo que fazê-lo. Libertar uma mente cativa começa com o que se ouve. Jesus disse: “Atendei ao que ouvis” (Marcos 4:24). O grau e medida de atenção que damos à Palavra de Deus, vai ser a medida do ajustamento da nossa mente. Com uma mente renovada, tomamos decisões certas e a nossa vida é transformada.

Escrituras Para Meditar
II Coríntios 4:4, 10:4-5; Salmos 19:14; Filipenses 2:5; Romanos 12:1-2

Similar Posts