Liberta as mentes cativas

Sabias que a nossa maior batalha é travada na mente? A mente é a nossa alma, e não o nosso espírito. Quando nascemos de novo, é o nosso espírito que é vivificado. O Espírito Santo une-se ao nosso espírito e nós tornamo-nos um com Deus (I Coríntios 6:17). O espírito regenerado expressa-se através da alma, que é a mente, emoções e vontade. A alma está habituada a fazer as coisas à sua maneira, por isso devemos sujeitar a alma e torná-la obediente a Cristo. Este é um processo que envolve renovação, santificação e libertação.

A alma, (psuche em grego), controla o corpo. A mente diz aos pés para andar, aos braços para se levantarem, ao dedo para apontar, etc. A língua diz o que a alma lhe diz para dizer. Se a mente está cheia de pensamentos negativos, então a língua vai falar palavras negativas. Para que a vida de Deus seja plenamente vivida pelo crente, a alma tem que ser transformada. É aqui que começa a batalha. Paulo disse à igreja de Colossos para ter cuidado, e não ficar cativa pelas filosofias, tradições humanas e princípios elementares deste mundo. O que se ouve entra na alma e isso será a base para as tuas decisões. A estratégia do inimigo é tomar controlo da mente. Ele deseja estabelecer fortalezas, (mentalidades, paradigmas, etc.), para derrotar as intenções do Espírito. Uma mente cativa é uma mente que compulsivamente vai para onde não deve ir. Ela argumenta contra a Palavra de Deus e resiste à sua vontade.

O estado da nossa alma é revelado através das nossas atitudes. Uma atitude pode ser definida como uma avaliação positiva ou negativa em relação a pessoas, objetos, eventos, atividades, ideias, ou qualquer outra coisa no nosso ambiente. As atitudes revelam os nossos padrões de pensamento. Há um instrumento de aviação chamado “indicador de atitude”. Ele mostra a posição do avião para o horizonte. Quando o avião está a subir tem uma atitude de “subir o nariz” e quando está a descer tem uma atitude de “descer o nariz”. Assim diz o ditado: “a sua atitude determina a sua altitude”.

Assim como a atitude de um avião pode ser alterada pelo piloto fazendo alguns ajustes, nós também temos de fazer ajustes nos nossos pensamentos para experimentarmos a vida abundante que Deus deseja para nós. Devemos focar a nossa mente nas coisas do Espírito (Romanos 8:5-7). Devemos ser continuamente renovados no espírito e nas nossas mentes, (Efésios 4:23). Devemos ter a mente (atitude) de Jesus (Filipenses 2:5). John Maxwell disse que: “somos  apenas uma atitude afastada do sucesso”. O meu sogro dizia: “Uma corrente é tão forte quanto o seu elo mais fraco e a mente é tão forte como o seu pensamento mais fraco”.

Querer mudar a nossa mente não é o mesmo que fazê-lo. Libertar uma mente cativa começa com o que se ouve. Jesus disse: “Atendei ao que ouvis” (Marcos 4:24). O grau e medida de atenção que damos à Palavra de Deus, vai ser a medida do ajustamento da nossa mente. Com uma mente renovada, tomamos decisões certas e a nossa vida é transformada.

Escrituras Para Meditar
II Coríntios 4:4, 10:4-5; Salmos 19:14; Filipenses 2:5; Romanos 12:1-2

Devocional incluido na coleção 52 Devocionais.

Abençoe o ministério do Pr. James Reimer, adquirindo estes livros.

Similar Posts

  • ·

    Atalaias

    Nos tempos bíblicos, os atalaias eram de grande importância  para a segurança e bem-estar de uma cidade. Ezequiel foi  chamado como profeta para ser um atalaia sobre Israel. Ele devia  ouvir a Palavra do Senhor e depois avisar a nação (Ezequiel 3:17).  Ser um vigia era um compromisso contínuo. Isaías descreve a  intensidade desta posição…

  • ·

    Quem és tu realmente?

    Podemos trabalhar muito para colocarmos um título de Doutor à frente do nosso nome, ou pintar o nosso cabelo de azul, ou cobrir-mo-nos com tatuagens, mas a pergunta permanece:”Quem sou eu, realmente?”. Como “alma viva”, o homem procura a resposta à sua identidade nas profundezas da mente, das emoções e da vontade. Esta busca existencial termina com um “eu” no centro; Eu acho, eu sinto e eu quero. Não há outro lugar mais vulnerável e solitário. Não admira que o homem seja tão medroso e inseguro. Jesus veio, como o último Adão, para soprar em nós o Seu Espírito vivificante. Atenção, o Espírito de Cristo manifesta-se em dar, e não numa busca interior, ou auto-realização. O Seu Espírito é Amor. Não há medo no amor, pois o amor perfeito lança fora todo o medo (I João 4:18).

  • ·

    Amor sem medo

    Quanto os Estados Unidos da América estavam em plena  guerra civil, o Reverendo M. R. Watkinson enviou uma carta  ao Ministro das Finanças, Salmon P. Chase, pedindo que Deus  fosse reconhecido e honrado na moeda da nação. Ele estava  preocupado que a imagem da “deusa da liberdade” estabelecesse  o curso da América como sendo uma…